BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 8 de julho de 2013

Plantemos sementes do Evangelho


Leia em sua Bíblia Gálatas 6.1-10, 14-18 e Lucas 10.1-20


“Quem semeia vento colhe tempestade”. Podemos aplicar este ditado ao que acontece no Brasil hoje: depois de décadas de políticos semeando corrupção, mal uso do dinheiro público, impunidade, descaso com a população, mordomias e privilégios para sua classe, nosso país está colhendo as tempestades dos protestos, greves e, infelizmente também, violência e quebra-quebra.

Um colunista resumiu isso assim, falando dos que estão no poder: “Estão levando, agora, o susto de suas vidas, aos descobrirem que marquetagem, demagogia e exploração da ignorância não são mais suficientes para desviar a atenção do povo para o desastre permanente que causam ao país. ... Estão colhendo o que semearam. (J. R. Guzzo, em VEJA, 03.07.2013, p. 82).

Não só na vida em sociedade é assim, mas também em nossas vidas pessoais nós geralmente “colhemos o que plantamos”. Se como pais, por exemplo, plantamos falta de carinho, disciplina e orientação aos filhos, um dia poderemos colher rebeldia, indiferença, desobediência e desamor da parte deles.

O colher e plantar é tão certo que se aplica até à nossa vida espiritual. Por isso em Gálatas 6.7-8 Paulo afirma: Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.

No capítulo 5, que lemos na semana passada, Paulo também usa esta linguagem, mostrando o que produzem a natureza humana e o Espírito, quais são seus frutos.

Quando somos libertados por Cristo e dirigidos pelo Espírito Santo, produzimos os frutos do Espírito, porque plantamos no terreno do Espírito e fazemos o bem, como lemos nos versículos 9-10.

O maior bem que podemos fazer às pessoas é semear o Evangelho para elas, levando Cristo para suas vidas. Por isso, plantemos sementes do Evangelho!

No evangelho de hoje vemos Jesus chamando 72 de seus seguidores para semear seu Evangelho. Ele lhes dá instruções, os anima e envia de dois em dois. Na volta deles, quando relatam como foi a missão e as maravilhas que fizeram, Jesus lhes diz que não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu (Lc 10.20).

Em Lucas 10.2 Jesus diz: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Aqui entramos nós também. Não apenas devemos orar para que Deus nos mande mais gente para colher pessoas para a sua salvação, mas nós vamos nos colocar à disposição do Senhor para trabalhar na obra do seu Reino, fazendo o bem a todos, como diz Paulo.

Plantemos sementes do Evangelho! Cada um de nós, desde o nosso batismo, somos chamados por Deus a agir. E aí precisamos ouvir os versículos 4-5:Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros. Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga.

Paulo está dizendo que, como cada soldado tem que levar a sua mochila e equipamento e fazer o melhor que puder na batalha, cada um de nós deve fazer o melhor que pode com tudo o que recebe de Deus – tempo, saúde, dinheiro, dons, bens, inteligência, etc.

O problema é que muitas vezes somos tentados a fazer o contrário: deixar para os outros a nossa carga e ficar só olhando... Por exemplo, deixar que os outros participem das atividades, que os outros ofertem para o sustento da Igreja, que os outros ajudem nos cultos, etc., e assim sobrecarregamos nossos irmãos, exatamente como fazem aqueles que nós tanto criticamos no Brasil – muitos políticos que sobrecarregam o povo com altos impostos, mordomias e corrupção.

Por isso Paulo nos recomenda examinar nosso próprio modo de agir, e não ficar comparando com os outros. É como eu já ouvi irmãos na igreja falarem, por exemplo, sobre ofertas: “Pastor, quando os outros começarem a ofertar, daí eu vou ofertar melhor também...”

Se queremos, irmãos, colher uma igreja melhor, com mais pessoas sendo salvas pelo Evangelho, com mais gente participando, orando, louvando, ajudando nos cultos e atividades, mais gente ofertando generosamente seu tempo bens, dinheiro, dons e serviço para o Reino de Deus, mais pessoas vivendo em comunhão e ajuda mútua, mais gente fazendo o bem, o que vocês acham que devemos plantar? E quem deve começar?

O que está bom e o que está ruim em nossa vida cristã e na igreja hoje é resultado do que plantamos no passado. O que colhemos hoje como igreja é conseqüência do que todos nós, juntos, semeamos antes, ou, quem sabe, deixamos de semear.

Quando plantamos coisas que prejudicam nossa fé, nossos irmãos e nossa igreja, estamos brincando com coisa séria, e nos enganamos totalmente se pensamos que estamos atingindo apenas este ou aquele irmão ou o pastor. Paulo é bem claro: Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá (v.7). E Jesus diz em Lucas 10.16: Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou.

O conselho do apóstolo é que plantemos no terreno do Espírito, que plantemos sementes do Evangelho!

Mas, como podemos plantar sementes do Evangelho e colher frutos do Espírito, se somos pecadores e tantas vezes somos tentados a plantar a desunião, a indiferença, o comodismo, o egoísmo, a vaidade, a inveja e tantas outras sementes do mal?

       É necessário fazer o que Paulo diz no versículo 14: Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo esta morto para mim, e eu estou morto para o mundo. Para isso, precisamos que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! (Gl 5.25) e que Cristo viva em nós sempre (Gl 2.20).

Que maravilha irmãos, que Cristo nos libertou do todo mal, nos perdoa diariamente e nos dá seu Espírito Santo para nos revestir com suas qualidades (Gl 3.27) e nos guiar cada dia!


Que maravilha que Ele alimenta e fortalece nossa fé e o seu Espírito em nós com sua Palavra e Santa Ceia, e nos coloca entre irmãos com os quais podemos praticar o bem, o perdão, o amor e a comunhão, podemos consolar, apoiar, orientar e corrigir, e ser consolados, apoiados e corrigidos em amor.

Que maravilha que juntos podemos mais e melhor fazer o bem, ajudar os que caem e plantar sementes do Evangelho, sempre humildes, nos orgulhando somente na cruz de Cristo.

Então, plantemos sementes do Evangelho! Deus quer e vai nos guiar nessa missão, que é a principal de nossa vida, porque, como diz Jesus, o nome de cada um de vocês está escrito no céu (Lc 10.20) e Ele quer nos usar como seus instrumentos para levar mais gente para a vida eterna.

Colhemos o que plantamos. Plante você também muitas sementes do Evangelho, guiado pelo Espírito de Cristo! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário