BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 1 de julho de 2013

Somos libertos por Cristo e dirigidos pelo Espírito.

Leia em sua Bíblia Gálatas 5.1, 13-25





Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Nos últimos dias acompanhamos a onda de protestos que se espalhou pelo Brasil, e que tem trazido resultados por causa da pressão popular – tarifas foram reduzidas, projetos importantes começaram a ser votados no Congresso Nacional e até deputado corrupto teve a prisão decretada!

Os brasileiros querem ser libertos da opressão dos corruptos, dos altos impostos, da má administração pública e exigem um país melhor para todos. Os temas das manifestações são vários e é interessante notar que em muitos casos não há uma grande liderança dirigindo os protestos, mas as redes sociais são usadas para chamar o povo às ruas.

Eu creio que uma forma de resumir tudo isso é com as palavras liberdade e direção. Como brasileiros, queremos ser libertos de vários males que nos atingem e ser dirigidos para um Brasil melhor para nós e nossos filhos.

Liberdade e direção também são os temas do texto da epístola que ouvimos hoje. Podemos resumir o que Paulo diz neste trecho e em toda a sua carta aos gálatas dizendo que somos libertos por Cristo e dirigidos pelo Espírito.

Nos versículos 1 e 13 Paulo fala em liberdade: Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.  Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Cristo nos libertou para sermos realmente livres e somos chamados a ser livres, diz o apóstolo. Mas, livres de quê?

Olhando para toda a carta aos gálatas, chamada também de “carta da liberdade cristã”, encontramos a resposta: Cristo nos libertou da opressão da lei de Deus, que nunca poderíamos cumprir, e nos libertou da escravidão da velha natureza humana, isto é, do desejo de fazer o que nós como pecadores queremos.

Com sua morte e ressurreição, Cristo venceu o pecado que nos dominava e pagou o castigo que merecíamos por não cumprir a lei de Deus. Assim, os que creem em Cristo não estão mais debaixo do peso da lei, mas debaixo da liberdade da graça de Deus, e não são mais dominados pelo pecado e pela velha natureza humana.

Somos libertos por Cristo, mas como ainda somos pecadores vivendo em um mundo pecador, Paulo nos avisa: Por isso, continuemos firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês (5.1b, 13b).

Ou seja, não fomos libertos por Cristo para sermos escravos de nós mesmos ou para tenta viver no Reino de Deus e no mundo ao mesmo tempo. É isso também o que Jesus quer dizer no evangelho de hoje, quando afirma que quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus (Lc 9.62).

A liberdade conquistada e dada por Cristo a nós nos dá a paz verdadeira, a salvação e vida eterna, mas também nos dá responsabilidades e compromissos com Deus e com o próximo. Por isso Paulo diz no versículo 13c: Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.

E como não cair de novo na escravidão da lei e do pecado? Aí entra a segunda parte do nosso tema: somos libertos por Cristo e dirigidos pelo Espírito.

Vamos ver de novo os versículos 16-18 e 25: Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!

Dirigidos pelo Espírito Santo vivemos sob a graça de Deus e não sob a lei, e este Espírito produz em nós seus frutos, como lemos: Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei (v. 22-23).

Recebemos este Espírito no batismo e daí em diante Ele quer guiar e dirigir toda a nossa vida, fazer Cristo viver em nós e nos fazer viver nossa vida pela fé no Filho de Deus que se deu por nós, como Paulo diz em Gálatas 2.20.

Para sermos libertos por Cristo e dirigidos pelo Espírito, precisamos estar ligados e unidos a Cristo o tempo todo, sem olhar para trás, como Ele também nos diz em João 15. Isso acontece pela Palavra e Santa Ceia que nos trazem o Cristo vivo, nos alimentam e fortalecem na fé e nos mantém na liberdade cristã e na direção do Espírito Santo.

Somos libertos por Cristo e dirigidos pelo Espírito. Guiados pelo Espírito Santo, podemos sim lutar contra os frutos da natureza humana, como a impureza, as brigas, a desunião, as invejas, a ambição egoísta, as farras e outras coisas que Paulo e toda a Bíblia nos apontam, e que nos afastam do Reino de Deus. E podemos, unidos a Cristo, produzir os frutos do Espírito, dos quais destaco três: o amor, a humildade e o domínio próprio.

O amor, do qual Paulo fala especialmente em 1 Coríntios 13, é muito mais uma autodoação em benefício do outro do que uma emoção ou sentimento, e sua maior manifestação está no sacrifício de Cristo por todos nós.

A humildade é ser forte e manter a força sob controle, tendo a humilde disposição de viver não como nós queremos, mas como Deus quer, colocando nossa vontade debaixo da vontade dele.

E o domínio próprio é o que o termo já diz: domínio de si mesmo em todas as coisas, usando para isso o amor e a humildade que também recebemos como frutos do Espírito.

Somos libertos por Cristo e dirigidos pelo Espírito. Somos libertos por Cristo para em amor, humildade e domínio próprio viver uma vida livre do que nos escraviza – pecado, lei e nossa natureza pecadora – e uma vida agradável ao nosso Deus e de beneficio ao próximo, porque o Espírito do Senhor nos leva a fazer isso.

Somos libertos por Cristo e dirigidos pelo Espírito. Assim podemos ser realmente livres e, controlados pelo Espírito Santo, seguir a Jesus sem olhar para trás e dizer com Davi no Salmo 16: Tu, ó SENHOR Deus, és tudo o que eu tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida. Como são boas as bênçãos que me dás! Como são maravilhosas! Demos graças a Deus por sua libertação e direção em Cristo e no Espírito! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário