BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jesus continua nos visitando.

Leia em sua Bíblia Lucas 10.38-42

Uma das coisas que nós estudamos quando nos preparamos para a confirmação ou profissão de fé na Igreja Luterana, é o 3º Mandamento. No Catecismo Menor, este mandamento nos é explicado desta maneira:

- Que diz o Terceiro Mandamento?
Santificarás o dia do descanso.

- Que significa isto?
Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos considerá-la santa, gostar de a ouvir e estudar.

- Que nos proíbe, portanto, o Terceiro Mandamento?
O Terceiro Mandamento nos proíbe o desprezo à pregação e à palavra de Deus.

- Como se faz isso?
Desprezamos a pregação e a palavra de Deus quando não aproveitamos nunca a pregação, a palavra escrita de Deus e os Sacramentos ou o fazemos com negligência ou leviandade.

- Que nos ordena o Senhor no Terceiro Mandamento?
Devemos considerar santa a pregação e a palavra de Deus e, portanto, gostar de a ouvir e estudar, meditar nela, viver em conformidade com ela e nos esforçar em conservá-la e divulgá-la.

Podemos dizer que ouvir Jesus em sua Palavra, juntamente com os dois primeiros mandamentos (temer e amar a Deus e confiar nele acima de tudo, e não usar seu nome em vão), é a base ou fundamento de nossa fé, pois a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo, diz Paulo em Romanos 10.17.

A fé no Deus Triuno inicia, continua e tem tudo a ver com ouvir Jesus continuamente e seguir sua voz e Palavra. Assim, o evangelho de hoje é muito apropriado para refletirmos sobre como reagimos aos convites de Jesus para ouvi-lo.

Lemos que Jesus visitou Maria e Marta, e cada uma agiu de maneira diferente diante de Jesus. Hoje, meus irmãos, Jesus continua nos visitando, e nós queremos refletir sobre como nós agirmos diante de suas visitas a nós.

Jesus continua nos visitando, e, se alguém ainda tem dúvida, reafirmamos nossa convicção como cristãos luteranos: Jesus continua nos visitando em sua Palavra e Sacramentos. Cada vez que lemos, estudamos e ouvimos a Palavra de Deus e sua pregação, e quando somos batizados, e depois passamos a receber a Santa Ceia, Jesus está nos visitando, vindo a nós e nos ensinando, exatamente como fez com Maria e Marta.

Naquela visita, Marta, bem intencionada, foi cuidar dos afazeres da casa, talvez preparando uma refeição para Jesus, e Maria sentou-se para ouvir o Mestre. Quando reclamou de sua irmã, que não a ajudava no serviço, Marta ouviu Jesus dizer: Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela (v. 41-42).

Jesus deixou bem claro que o mais importante, a prioridade naquele momento era ouvir o que ele ensinava e não agitar-se e preocupar-se com outras coisas. Hoje, Jesus continua nos visitando. Como nós reagimos? Como você reage?

É verdade que a vida hoje é mais corrida e agitada do que antigamente, mesmo tendo tanta coisa que deveria nos fazer ter mais tempo, como os eletrodomésticos, computadores, carros e máquinas. Corremos por causa do trabalho, estudos, filhos, etc. Às vezes temos várias coisas nos preocupando ao mesmo tempo, e acabamos deixando o que é mais importante para nós, como filhos de Deus e discípulos de Jesus, de lado ou para mais tarde.

Mesmo assim, nos anos em que sou pastor, tenho observado que algumas pessoas sempre conseguem tempo para estar presentes em cada culto, estudo bíblico e outras oportunidades que tem para ouvir Jesus.

Como e por que elas conseguem? Enquanto tantos membros têm várias desculpas para não ouvir Jesus – “estou cansado, tenho visitas, tive compromisso, choveu, fez muito calor (ou muito frio), não preciso ouvir tanto assim, não simpatizo com o pastor, não gosto de fulano na igreja, já sei o que vai ser dito no culto, não gosto do culto”, etc. e etc., como alguns conseguem estar sempre presentes?

Por que temos, em nossa igreja, uma média de 30% de membros que participam regularmente dos cultos e da Santa Ceia, enquanto 70% são ausentes ou quase visitantes na igreja? Como e por que somente alguns conseguem estar sempre aqui para ouvir Jesus, se todos são chamados de cristãos e membros de Cristo?

Podemos dizer que esses 30% já sabem bem, como Jesus diz no texto, que apenas uma coisa é necessária – ouvir Jesus. Eles sabem que apenas Jesus consola, anima e conforta a gente em meio à agitação e às preocupações da vida, e nos diz: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso (Mt 11.28).

E como conseguem tempo para serem participantes ativos da Igreja? Aí entram os dois “p” – planejamento e prioridades. Eles colocam o culto e as atividades da igreja como prioridades em sua agenda e tempo, e planejam a semana e o mês para que nos dias e horários da igreja não tenham compromissos, a não ser alguns inadiáveis, que às vezes aparecem.

Jesus continua nos visitando. Como você reage? Você se identifica com Maria, tendo como prioridade ouvir Jesus, ou com Mata, que não fez nada de errado, pois afinal estava servindo através do trabalho, mas não escolheu naquele momento o que era realmente mais importante e necessário?

É claro que dentro e fora da igreja precisamos usar nossos dons, bens e capacidades para servir a Cristo e ajudar seu Reino a crescer. O Corpo de Cristo, a Igreja, precisa de membros vivos e ativos, que arregacem as mangas, testemunhem e trabalhem por Cristo. Mas, sem primeiro ouvir Jesus, isso não vai acontecer, ou vai ser algo muito fraco.

A fé precisa sempre ser alimentada e fortalecida, pela Palavra e Santa Ceia, para então podermos exercitá-la no amor cristão. É exatamente por isso e para isso que Jesus continua nos visitando.

Ele vem nos servir pela sua Palavra e Sacramentos, quer nos ajudar a escolher a melhor coisa que existe – ouvir sua doce voz – e quer poder dizer de cada um de nós o que disse de Maria: “fulano(a) escolheu a melhor coisa de todas, e esta ninguém vai tomar dele(a)”.

Jesus continua nos visitando. Ouvindo Jesus sempre, você poderá então levar seu Evangelho a outras pessoas e trazê-las aqui para ouvir também a voz do Bom Pastor Jesus.

Jesus continua nos visitando. Que eu e vocês possamos sempre recebê-lo com alegria e ouvi-lo com consagração, dizendo junto com Davi (Sl 27.4,8): A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade, e pedir a sua orientação. Tu me disseste: “Venha me adorar.” Eu respondo: “Eu irei te adorar, ó SENHOR Deus.” Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário