BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Escutemos a Palavra de Deus!


Leia em sua Bíblia Lucas 16.19-31

A parábola do rico e Lázaro certamente é uma das mais conhecidas e ao mesmo tempo uma das mais mal compreendidas que Jesus nos conta.

Para a entendermos, é bom lembrar que desde o capítulo 15, entre os que ouviam Jesus, estavam os fariseus, grupo religioso que se achava melhor que os outros e que pensava, entre outras coisas, que a riqueza material era sinal da bênção de Deus e a pobreza sinal de sua maldição.

Aí já vemos que o ensino da prosperidade, que atrai tanta gente hoje, não é novidade, e não é o que Jesus ensinava. Na história do rico e Lázaro, que quer dizer “Deus ajuda”, Jesus inverte o pensamento – nela o pobre é abençoado no céu e o rico é amaldiçoado no inferno.

Então, antes de vermos o que Jesus realmente quer ensinar com essa parábola, precisamos saber o que Jesus não ensina com ela:

- que os pobres merecem o céu e todos os ricos vão para o inferno.
- que é impossível rico ir para o céu, ou que é errado ser rico.
- que se alguém é rico já está condenado por Deus e se é pobre já esta salvo.
- que Deus manda os ricos cuidarem dos pobres.
- como é o inferno e como é o sofrimento que existe lá.

Qual é, então, o ponto principal, o verdadeiro ensino desta parábola? Ele aparece nos versículos 27 a 31 e é muito simples: é sobre entender, aceitar e crer na Palavra de Deus, deixar que ela nos conduza na vida diária e nos guie na fé salvadora.

Jesus é muito claro, mostrando que a fé que leva ao céu vem por ouvir a Palavra de Deus – Moisés e os profetas – e não por milagres ou por alguém ressuscitar dos mortos. Depois da morte é tarde demais, não há mais chance de ouvir a Palavra e arrepender-se, nem de levá-la a outros – a chance que Deus nos dá é nesta vida, cada dia, até o último dia.

É na sua Palavra, e unicamente nela, que Deus nos mostra o caminho da salvação. Mas, muitos são como o rico da história e como os fariseus: confiam em suas riquezas, em suas forças e obras, são orgulhosos demais para dar ouvidos à Palavra de Deus.

Mas, queiramos ou não, cedo ou tarde todos teremos um encontro com Deus, e aí o que vai importar não será nossa riqueza ou pobreza, mas se ouvimos – e para Jesus, ouvir quer dizer crer e viver – a Palavra de Deus ou se a desprezamos, ou se em vez de ouvi-la, buscamos outras coisas que são oferecidas por aí e que enganam muita gente...

Muitos buscam vozes do além no espiritismo, santo daime, batismos especiais e revelações. Mas Deus já nos deu uma “voz do além” – é a sua Palavra, onde homens inspirados pelo Espírito Santo escreveram tudo o que Deus queria nos dizer para nos salvar. A Bíblia é a própria boca de Deus para nós, onde ele nos mostra sua salvação e nos mostra como viver.

Muitos conhecem essa voz, mas não se submetem a ela, pois são orgulhosos e se acham bons, justos ou autossuficientes, como o rico da parábola e como os fariseus que ouviam Jesus.

Até entre nós, que ensinamos a Palavra de Deus em cada culto, estudo bíblico e tantas outras oportunidades, vemos que há pessoas insubmissas à Palavra de Deus, que a ouvem, mas não a praticam. E todos nós somos tentados diariamente a ser assim também.

Por isso, quando lemos a Bíblia ou ouvimos a pregação da mesma e nos sentimos atingidos, graças a Deus por isso! Pois isso quer dizer que ela está agindo em nós, como lemos em Hebreus 4.12: Pois a Palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.

Se não sentimos nada, ou se pensamos que é o pastor ou o irmão na fé está querendo nos atingir, então temos que começar a ficar preocupados com nossa fé e vida cristã, pois aí o orgulho e a falta de arrependimento estão criando uma casca dura em volta de nosso coração, e podemos ter o mesmo destino do rico da parábola.

Independentemente do que nós achamos ou pensamos, a Palavra de Deus não muda, e é nela que o Senhor nos ensina o verdadeiro arrependimento e também como devemos usar tudo o que recebemos de Deus. Nela Deus nos mostra que a riqueza em si não é um mal, mas o amor a ela é o perigo, como diz Paulo na epístola de hoje, pois pode nos levar à desgraça, para longe de Deus. Por isso Jesus diz um pouco antes do texto de hoje que um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro (Lc 16.13).

E, principalmente, é em sua Palavra que Deus nos mostra o que seu Filho, Jesus Cristo, fez para nos salvar da condenação ao inferno – viveu, ensinou e, principalmente, morreu em nosso lugar e ressuscitou para dar a vida eterna a todos que crerem nele como único e verdadeiro Salvador.

Ao final da parábola, o rico, que havia desprezado a Palavra de Deus durante sua vida, ainda se vê no direito de discordar de Abraão e querer ensinar a Deus outro jeito para se escapar do inferno: "Só isso não basta, Pai Abraão!", respondeu o rico. "Porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos seus pecados" (v. 30).

A resposta de Abraão não deixa dúvidas: a única maneira de alguém escapar dos tormentos do inferno é dando ouvidos à Palavra de Deus – crendo no Salvador Jesus que é a Palavra viva e salvadora. Mesmo se alguém viesse dos mortos, isso seria inútil se não se crê na Palavra do Senhor!

Hoje a situação não mudou. Muita gente é condenada porque não deu ouvidos à Palavra de Deus, ou ouviu, mas a desprezou, ou achou que poderia servir a Deus e a ídolos, ou ao dinheiro ou outras coisas ao mesmo tempo. E muitos, não nos enganemos, nunca ouviram a Palavra de Deus.

Aí entramos nós. Deus não envia mortos ou anjos para pregar sua Palavra de salvação ás pessoas. Essa missão e tarefa ele dá aos que já creem, nós, vocês e eu. Ele diz: Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. Vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra (Jo 20.21, At 1.8).

O rico tinha cinco irmãos que estavam no mesmo caminho de condenação. Hoje esses “cinco irmãos” estão em nosso portão, em nosso trabalho, em nossa escola, entre nossos vizinhos e amigos e, muitas vezes, até entre nossos familiares.

Para Deus, não há caso perdido. Ele continua insistindo com seu amor, querendo atingir a todos com sua Palavra para que haja arrependimento e fé nos corações das pessoas. O momento de ser salvos é agora, e o lugar é ali onde Deus nos coloca no dia a dia – entre ricos e pobres, dentro e fora de casa, dentro e fora da igreja.


Há muitos lázaros, ricos e seus irmãos que ainda não sabem como ser salvos. E nós somos chamados por Deus, como vimos noutro culto, não para ficar criticando e murmurando, como faziam os fariseus, mas para festejarmos cada pecador que se arrepende. Para que isso aconteça, eles precisam ouvir a Palavra de Deus através de nós, de nossas palavras, ações, nossos folhetos, de todas as formas que pudermos, usando todos os recursos que Deus nos dá.

Jesus diz que a boca fala do que o coração está cheio (Lc 6.45). Por isso, para podermos levar a Palavra de salvação com clareza aos que precisam ouvi-la, nós também precisamos continuar ouvindo, crendo e seguindo cada dia a santa Palavra de Deus, para continuarmos firmes na fé e com o coração e a mente cheios de seu amor e salvação.

Sigamos a Palavra do Senhor e a levemos a muita gente enquanto temos oportunidade. Depois será tarde, e não haverá mais chance de salvação, como a parábola nos deixa muito claro. Deus deseja que todos nós estejamos lá com Abraão e todos os salvos. Ele quer ver vocês e eu lá também. Então, escutemos a Palavra de Deus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário