BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A Salvação: uma história de humildade


Leia em sua Bíblia Mateus 1.18-25


Nos últimos dias ouvimos falar muito da morte, das homenagens e do sepultamento do líder sul-africano Nelson Mandela, considerado um dos grandes exemplos de luta pela liberdade, igualdade entre as pessoas, pela paz e colaboração entre os homens.

Falou-se da sua humildade, e recomendo que assistam o filme Invictus, baseado em fatos reais e que mostra que ele era realmente humilde, perdoador, simples e sem rancor contra os que lhe haviam feito mal por 30 anos.

Mandela, nascido humilde, desprezado por sua cor e raça, humilhado e preso por 27 anos, com paciência e perseverança conseguiu seu objetivo de terminar com a separação racial em seu país e ajudar seu povo a viver com mais harmonia e cooperação.

Podemos dizer que, até o fim, a vida de Mandela foi uma história de humildade, pois quando poderia ter sido reeleito presidente, preferiu não concorrer e, ao morrer, escolheu ser enterrado na vila simples onde nasceu. O presidente Obama, em seu discurso na homenagem a Mandela, falou sobre sua humildade, dizendo que muita gente admira e elogia Mandela, mas não segue o seu exemplo nas relações humanas.

Esta foi uma bela história de humildade e de serviço ao próximo. Mas, há outra história que conhecemos que é também uma maravilhosa história de humildade e serviço ao próximo: A Salvação: uma história de humildade.

O Evangelho de Mateus 1.18-25 nos conta de maneira bem resumida como começou esta história da salvação, mostrando que tudo foi muito simples, sem grandes anúncios ao mundo (somente aos pobres pastores de Belém), e sem homenagens ou discursos, como foi na morte de Mandela.
A salvação é uma história de humildade. Deus começa a cumprir a promessa de enviar o Emanuel, Deus conosco, como ouvimos em Isaías 7, de forma muito simples e humilde:


  • Com uma moça simples, Maria, que talvez tivesse planos e sonhos com seu noivo José, como qualquer outra moça de sua idade, mas que aceitou humildemente e sem questionar a tarefa que Deus lhe dava, de ser a mãe do Salvador prometido, como vemos em Lucas 1. 
  • Com um homem simples, justo e amoroso, que ao saber que sua noiva estava grávida, buscou a forma de prejudicá-la o menos possível, pois se a denunciasse por adultério, ela poderia até ser morta. Avisado por Deus de que o Espírito Santo a tinha engravidado, José assumiu a paternidade, abrindo mão de dar o nome à criança e de ter relações com sua esposa até o filho nascer. 
  • Com um nascimento na vila em que Deus havia dito no Antigo Testamento, Belém, onde José foi com Maria para o recenseamento. Ali, não em um palácio, hotel, clínica ou hospital, mas na simples estrebaria, lugar dos animais, o Rei da glória, Deus, o SENHOR, forte e poderoso, como lemos no Salmo 24, nasceu humildemente.
  • Com os primeiros visitantes, humildes pastores de Belém, gente simples e desprezada na sociedade, que souberam do nascimento do Deus conosco pelo coro dos anjos de Deus.


Sim, meus irmãos, a salvação é uma história de humildade, que continuou em humildade e terminou em humildade com uma morte tão inesperada como o seu nascimento: o Salvador Jesus não morreu com a espada na mão ou sobre um cavalo na batalha contra os romanos, ou liderando uma revolução popular, ou um velhinho, admirado por todos e cheio de homenagens, como Mandela – morreu humilhado como um criminoso em uma cruz, totalmente derrotado, aos olhos do mundo.

A Salvação: uma história de humildade. Mesmo parecendo óbvio, meus irmãos, precisamos lembrar que Deus quer nos dizer alguma coisa com esta história de humildade:


  • Que Ele, o Deus Todo-poderoso, Criador de tudo, Santo e Justo, não veio e não vem a nós em coisas grandiosas, espetaculares ou admiradas pelo mundo, mas na simplicidade de um casal como Maria e José, na simplicidade de uma estrebaria e de uma cruz.
  • Que, em vez de vir como Deus puro e simples, escolheu ser como um de nós, passando por todas as etapas de crescimento e vida que passamos, sentindo o que sentimos e sendo tentado como nós somos, mas não pecando.
  • Que, em vez de vencer o diabo, o mundo e o pecado de maneira espetacular e grandiosa, cumpriu a Lei de Deus em nosso lugar vivendo sob pais humanos e recebendo na cruz o nosso castigo.
  • Que hoje, em vez de se revelar em coisas chamativas e agradáveis aos seres humanos, Ele se revela em coisas bem simples, humildes e concretas: na Palavra - a Bíblia, na água do Batismo, no pão e vinho da Santa Ceia, e em pessoas pecadoras como eu e vocês, quando anunciamos seu amor e salvação aos outros.


E, obviamente, além de nos convidar e fazer crer em Jesus, através do mesmo Espírito Santo que fez Maria ficar grávida, Deus quer que não apenas admiremos e falemos bem de Jesus, como muita gente faz com Mandela, mas que sejamos na vida do dia a dia, humildes, perdoadores, pacientes e praticantes com os outros do mesmo amor que Jesus Cristo teve e ainda tem por nós. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
A Salvação: uma história de humildade. Na simples e humilde Palavra de Deus, no humilde Batismo, na humilde Santa Ceia e em nossos humildes irmãos na fé, Jesus continua a história da salvação para nós e para todas as pessoas.

Então, meus irmãos, como Maria e José, sejamos humildes e não desprezemos, de jeito nenhum, a maravilhosa salvação de Deus em Cristo – não desprezemos a Palavra e Sacramentos, não desprezemos os irmãos na fé e o Corpo de Cristo, que é sua Igreja.


Como Maria, José e o próprio Jesus, aceitemos a missão que Deus dá a cada um de nós, para que juntos possamos mais e melhor comunicar sempre Jesus, a fonte da água viva, a muita gente.

Mandela teve uma história de vida muito humilde e bonita, que serve de exemplo para todos nós.

Porém, a história da salvação de Jesus é muito mais do que uma história de humildade: é a historia da nossa salvação, pois Jesus não é só um bonito exemplo: Ele é o próprio Deus, o Rei da Glória, o Salvador de todo o mundo, o meu Salvador, o seu Salvador!

A Salvação: uma história de humildade. Bendita história! Amém.
 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Preparemos o caminho para Jesus!


Leia em sua Bíblia Mateus 11.2-15


Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.

Falta exatamente meio ano para começar no Brasil a Copa do Mundo de Futebol e, dois anos depois, em 2016, as Olimpíadas. Estar preparado e pronto para esses eventos mundiais é uma grande preocupação, que com certeza aumentou nos últimos dias, quando a obra do estádio de abertura da Copa em SP parou por causa de um acidente com um guindaste, e quando vimos, nesta semana, a área em volta do Maracanã, no RJ, totalmente alagada pela chuva.

Além do preparo para receber as equipes e atletas, é necessário estarmos preparados para receber bem milhares de turistas, e isso envolve aeroportos, hotéis, segurança, comunicação, etc. Enfim, boa preparação é a chave para o sucesso da Copa e das Olimpíadas.

A Bíblia também fala muito de um preparo especial: o preparo para a chegada do Salvador prometido por Deus no AT. E o evangelho de hoje mostra que Deus escolheu alguém para o preparo final para a chegada do Salvador: João Batista, o mensageiro do Senhor.

Em Mateus 3 nós vemos João começando sua pregação, e aqui em Mateus 11 ele está na prisão, pois tinha denunciado o adultério do rei Herodes e este o havia colocado na cadeia. João então mandou alguns dos seus discípulos perguntarem a Jesus se ele era mesmo o Salvador esperado. Jesus responde com as palavras que ouvimos hoje no Salmo 146 e em Isaías 35: Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo. Digam a ele que cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curado, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho (v. 4-5).

E aí Jesus elogia João, pois ele havia cumprido sua missão de preparar o caminho para Jesus. João acabou com a cabeça cortada, mas cumpriu fielmente sua missão de preparar o caminho para o Senhor Jesus.

Assim também é com a gente, meus irmãos. Deus nos dá a vida para que, como instrumentos seus, cada um de nós realize a sua tarefa e missão no seu Reino – crianças, adultos, idosos ou jovens.

Não é por acaso que vocês e eu recebemos a fé e somos cristãos. Deus quer que nós preparemos o caminho para Jesus, preparemos as condições para que Ele também seja o Salvador daqueles que ainda não creem nele. Deus quer que a gente seja a igreja que comunica a vida!

Então, irmãos, preparemos o caminho para Jesus! E como vamos fazer isso? Vamos ver três maneiras.

  1. Sendo felizes na fé em Cristo. No versículo 6 Jesus diz: E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim. Como vemos em Mateus 3, quem está feliz e firme na fé vive em arrependimento e naturalmente produz os frutos da fé. Esta felicidade da fé aparece também nas leituras do Salmo 146 e Isaías 35: Feliz aquele que recebe a ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no SENHOR, seu Deus (Sl 146.5). Aqueles a que o SENHOR salvar voltarão para casa, voltarão cantando para Jerusalém e ali viverão felizes para sempre. A alegria e a felicidade os acompanharão, e não haverá mais tristeza nem choro (Is 35.10). Mesmo em meio às tristezas e dificuldades da vida, temos a felicidade de sermos perdoados e salvos e, mostrando isso às pessoas, preparamos o caminho para Jesus chegar também a elas.

  1. Sendo mensageiros de Deus, como foi João Batista e foram os profetas do Antigo Testamento, como nos lembra Tiago. Com o arrependimento e os frutos da fé, Deus nos capacita com seu Espírito e nos usa para levarmos o amor de Cristo para as pessoas ao nosso redor, tanto agora no Advento e Natal como em todas as épocas do ano e durante toda a nossa vida.
      Com palavras, exemplos e ações, operados em nós pelo Espírito Santo, somos mensageiros de Deus e apontamos para as pessoas aquele que nos leva ao “Caminho da Santidade”, como lemos em Isaías 35: Haverá ali uma estrada que será chamada de “Caminho da Santidade”. Nela, não caminharão os impuros, pois ela pertence somente ao povo de Deus. Ali andarão somente os salvos.

  1. Preparamos o caminho para Jesus tendo paciência. Na epístola Tiago diz: Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera. Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo (Tg 5.7-8). E também Isaías diz: Fortaleçam as mãos cansadas, dêem firmeza aos joelhos fracos. Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar (Is 35.3-4b).

Assim como o agricultor precisa arar a terra, esperar a chuva para plantar e então esperar a hora certa para colher, da mesma forma é com a semeadura da Palavra de Deus. Enquanto espera, o agricultor acompanha e se envolve no processo de crescimento da lavoura – ele precisa tirar o capim, controlar as pragas e lagartas, tratar as doenças e observar o melhor momento para colher.

Nós, enquanto vamos semeando a Palavra de Deus com palavras e ações, com folhetos e livretos, precisamos nos envolver no processo, usando os dons e recursos que Deus nos dá. Assim como o agricultor às vezes sofre e desanima, nós também passamos por isso na missão de mensageiros de Deus. Mas Deus nos anima, dizendo: O SENHOR levanta os que caem e ama aqueles que lhe obedecem. Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui (Sl 146.8b, Is 35.4a).

Preparemos o caminho para Jesus! Preparemos o caminho para que Ele chegue a mais e mais corações cansados, desanimados, iludidos por falsas promessas, enganados por falsos mestres e deuses. Preparemos o caminho para Jesus sendo felizes na fé, sendo mensageiros como foi João e tendo paciência, semeando sempre a Palavra de Deus nos corações de nossos familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, estudo, etc.

Domingo, dia 08, foi o dia da Bíblia no Brasil. E é através da Bíblia que Deus vem a nós e está conosco, presente na Palavra e Santa Ceia. Cada pessoa que ouve e crê na Palavra da Bíblia recebe o que ela promete – perdão, vida e salvação em Cristo Jesus. 
 
Esta é a grande missão que Deus tem para vocês e para mim – com a Palavra de Deus e nossas vidas, preparar o caminho para Jesus entrar na vida de muitas pessoas, comunicado sempre Jesus, a fonte da água viva, como diz nosso lema de 2014.

Jesus não virá jogar a Copa ou participar das Olimpíadas, mas já venceu a maior competição – venceu o diabo, o pecado e a morte, morrendo na cruz e ressuscitando, para que toda pessoa que nele crer tenha a vitória final, a vida eterna, e possa andar no Caminho da Santidade, onde andam apenas os salvos e onde um dia veremos a glória de Deus, onde a alegria e a felicidade nos acompanharão e viveremos felizes para sempre!

Por isso, preparemos o caminho para Jesus! Ele quer ter muita gente no céu, e nos espera lá de coração e braços abertos! Amém.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Por que devemos nos arrepender?


Leia em sua Bíblia Mateus 3.1-12


Arrependam-se dos seus pecados, porque o Reino do Céu está perto!  Palavras de João Batista, o profeta que veio preparar o caminho para Jesus, o Salvador anunciando no Antigo Testamento. Um profeta rústico, “naturalista”, que vivia no deserto e tinha uma pregação muito dura, que poderíamos resumir como “arrependimento ou morte!”.

Hoje um pregador assim seria considerado muito radical, quem sabe até meio louco. No entanto, como cristãos cremos que a Palavra de Deus é válida sempre e por isso a pregação de João Batista também se aplica para as pessoas do século 21. Então, como aplicar a dura pregação de João para nós? Podemos perguntar: por que devemos nos arrepender?

Primeiro, porque sem arrependimento não há chance de salvação. Sem saber que doença tem, o paciente não compra o remédio certo nem sabe como ser curado.

Assim é na vida espiritual. Sem sabermos que somos pecadores e quais são nossos pecados, não vamos nos arrepender deles e, sem arrependimento, não há chance de salvação, pois quem não se arrepende acha que não precisa de perdão e salvação, e não pode conhecer quem pode lhe salvar dos seus pecados.

Mas, o que é arrependimento? E, como sabemos que alguém não está arrependido? Arrependimento significa mudar de direção, de atitude, de comportamento. É deixar de fazer algo errado e lutar para não voltar ao erro. Por exemplo, quando João Batista disse façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados, os soldados que o ouviam perguntaram o que deveriam fazer, e a resposta foi: Não tomem dinheiro de ninguém, nem pela força nem por meio de acusações falsas (Lc 3.14). Diante das acusações de abusos de policiais em operações no Rio de Janeiro, São Paulo e por todo o Brasil, a palavra de João Batista é bem atual!

Quando João pregou arrependimento, houve gente querendo ser batizada sem mostrar arrependimento verdadeiro. Mas como saber que alguém não está arrependido de verdade?

Há dois sinais principais que podemos perceber. O primeiro é a falta de frutos – demonstrações práticas – do arrependimento, como a falta de confissão humilde e sincera dos pecados - João, por exemplo, só batizava os que confessavam seus pecados; também a falta de amor a Deus e ao próximo, mesmo em pessoas que se dizem religiosas ou cristãs.

Há exemplos bem fáceis de analisar para ver se nos faltam frutos do arrependimento: a pouca participação nos cultos e atividades da Igreja, onde Deus nos oferece o perdão e o fortalecimento da fé; a pouca gratidão a Deus, vista em ofertas fracas e no esforço mínimo para o serviço a Deus na igreja e fora dela; o pouco tempo dedicado à oração e ao estudo da Bíblia; a falta de perdão; a indiferença para com o sofrimento do próximo, etc.

O segundo sinal é a cegueira espiritual. Os religiosos na época de João achavam que tudo estava bem entre eles e Deus simplesmente porque eram descendentes de Abraão. Depois, vemos sua cegueira espiritual fazendo-os ser guiados pelo diabo e levando Jesus a ser morto na cruz.

Hoje, muita gente também pensa que apenas por ser um membro batizado e confirmado da igreja, merece bênçãos e favores de Deus. Não pensamos às vezes que Deus deveria nos agradecer porque somos “bons cristãos”, e até fechar seus olhos para nossa falta de perdão, nosso orgulho, nossas fofocas e egoísmo, pois afinal, fazemos tanta coisa pela igreja?

Não é verdade que às vezes achamos que já sabemos tudo e não aceitamos conselhos, muito menos repreensão, de nossos irmãos na fé ou do pastor? Ou que gostamos de ajudar quando podemos aparecer e ser aplaudidos, e esquecemos que, se podemos fazer algo no Reino de Deus, é porque primeiro Deus nos abençoou?

E quantas vezes nem percebemos que o diabo está nos enganando, quando nos afastamos da Palavra de Deus e da Santa Ceia, às vezes por preguiça, ou por orgulho; quando não somos honestos em nosso uso do dinheiro e bens em relação a Deus; quando somos acomodados em nossa prática da fé e jogamos a culpa nos irmãos ou no pastor – por exemplo, quando pensamos “se os outros ajudarem, eu ajudo” ou “enquanto os outros não melhorarem, eu também não vou me esforçar”; quando damos desculpas para não nos envolver no trabalho e missão da igreja, não usando os dons e tempo que recebemos e dizendo que outros podem fazer.

Meus irmãos, a falta de frutos do arrependimento e a cegueira espiritual são sinais claros de que não há arrependimento verdadeiro. E a quem agrada ver cristãos acomodados, mornos e cheios de desculpas para não servir a Deus? Quem fica feliz quando relaxamos na fé e no amor ao próximo? Com certeza não é Deus! O diabo é o maior interessado em nos ver vivendo uma vida sem arrependimento.

Por que devemos nos arrepender? Porque, meus irmãos, somente com o arrependimento conhecemos a salvação. E o arrependimento cristão inclui a tristeza pelos pecados o desejo e empenho para mudar de atitude, e a fé no perdão de Jesus.

A fé em Cristo, assim como a tristeza pelo pecado, são dons do Espírito Santo que recebemos desde o batismo. Como fez através de João Batista, hoje também Deus leva as pessoas a reconhecer seus pecados pela pregação da Lei e, aos arrependidos, oferece então o Evangelho que salva o pecador. Quando um pecador se arrepende, crê e é salvo, isso é um presente de Deus e há alegria e festa no céu.

Somente com o arrependimento conhecemos a salvação. E cada dia precisamos afogar nosso eu pecador e nos apegar a Cristo, para então produzirmos frutos da vida nova, controlada pelo Espírito Santo. 


Porque devemos nos arrepender? Porque arrependidos, somos guiados por Cristo e, ligados a Ele pela Palavra e Santa Ceia, produzimos frutos, e porque através de Jesus não somos mais palha, mas trigo que será guardado no depósito por Jesus, como diz nosso texto.



Os que não se arrependem são a palha, que será queimada no fogo eterno, no dia do juízo. Por isso, porque devemos nos arrepender?



Porque o arrependimento cristão leva à salvação que Cristo conquistou na cruz e nos dá de graça, e nos leva a viver uma vida cheia de frutos da fé, que mostram às pessoas nosso Salvador!



Cristo foi anunciado por João Batista e veio para nos salvar. Agora, enquanto esperamos sua volta, confiemos nele, vivendo na fé, fazendo coisas que mostram nosso arrependimento para que mais gente possa receber o Reino do Céu pela fé em Jesus! Amém.