BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Por que devemos nos arrepender?


Leia em sua Bíblia Mateus 3.1-12


Arrependam-se dos seus pecados, porque o Reino do Céu está perto!  Palavras de João Batista, o profeta que veio preparar o caminho para Jesus, o Salvador anunciando no Antigo Testamento. Um profeta rústico, “naturalista”, que vivia no deserto e tinha uma pregação muito dura, que poderíamos resumir como “arrependimento ou morte!”.

Hoje um pregador assim seria considerado muito radical, quem sabe até meio louco. No entanto, como cristãos cremos que a Palavra de Deus é válida sempre e por isso a pregação de João Batista também se aplica para as pessoas do século 21. Então, como aplicar a dura pregação de João para nós? Podemos perguntar: por que devemos nos arrepender?

Primeiro, porque sem arrependimento não há chance de salvação. Sem saber que doença tem, o paciente não compra o remédio certo nem sabe como ser curado.

Assim é na vida espiritual. Sem sabermos que somos pecadores e quais são nossos pecados, não vamos nos arrepender deles e, sem arrependimento, não há chance de salvação, pois quem não se arrepende acha que não precisa de perdão e salvação, e não pode conhecer quem pode lhe salvar dos seus pecados.

Mas, o que é arrependimento? E, como sabemos que alguém não está arrependido? Arrependimento significa mudar de direção, de atitude, de comportamento. É deixar de fazer algo errado e lutar para não voltar ao erro. Por exemplo, quando João Batista disse façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados, os soldados que o ouviam perguntaram o que deveriam fazer, e a resposta foi: Não tomem dinheiro de ninguém, nem pela força nem por meio de acusações falsas (Lc 3.14). Diante das acusações de abusos de policiais em operações no Rio de Janeiro, São Paulo e por todo o Brasil, a palavra de João Batista é bem atual!

Quando João pregou arrependimento, houve gente querendo ser batizada sem mostrar arrependimento verdadeiro. Mas como saber que alguém não está arrependido de verdade?

Há dois sinais principais que podemos perceber. O primeiro é a falta de frutos – demonstrações práticas – do arrependimento, como a falta de confissão humilde e sincera dos pecados - João, por exemplo, só batizava os que confessavam seus pecados; também a falta de amor a Deus e ao próximo, mesmo em pessoas que se dizem religiosas ou cristãs.

Há exemplos bem fáceis de analisar para ver se nos faltam frutos do arrependimento: a pouca participação nos cultos e atividades da Igreja, onde Deus nos oferece o perdão e o fortalecimento da fé; a pouca gratidão a Deus, vista em ofertas fracas e no esforço mínimo para o serviço a Deus na igreja e fora dela; o pouco tempo dedicado à oração e ao estudo da Bíblia; a falta de perdão; a indiferença para com o sofrimento do próximo, etc.

O segundo sinal é a cegueira espiritual. Os religiosos na época de João achavam que tudo estava bem entre eles e Deus simplesmente porque eram descendentes de Abraão. Depois, vemos sua cegueira espiritual fazendo-os ser guiados pelo diabo e levando Jesus a ser morto na cruz.

Hoje, muita gente também pensa que apenas por ser um membro batizado e confirmado da igreja, merece bênçãos e favores de Deus. Não pensamos às vezes que Deus deveria nos agradecer porque somos “bons cristãos”, e até fechar seus olhos para nossa falta de perdão, nosso orgulho, nossas fofocas e egoísmo, pois afinal, fazemos tanta coisa pela igreja?

Não é verdade que às vezes achamos que já sabemos tudo e não aceitamos conselhos, muito menos repreensão, de nossos irmãos na fé ou do pastor? Ou que gostamos de ajudar quando podemos aparecer e ser aplaudidos, e esquecemos que, se podemos fazer algo no Reino de Deus, é porque primeiro Deus nos abençoou?

E quantas vezes nem percebemos que o diabo está nos enganando, quando nos afastamos da Palavra de Deus e da Santa Ceia, às vezes por preguiça, ou por orgulho; quando não somos honestos em nosso uso do dinheiro e bens em relação a Deus; quando somos acomodados em nossa prática da fé e jogamos a culpa nos irmãos ou no pastor – por exemplo, quando pensamos “se os outros ajudarem, eu ajudo” ou “enquanto os outros não melhorarem, eu também não vou me esforçar”; quando damos desculpas para não nos envolver no trabalho e missão da igreja, não usando os dons e tempo que recebemos e dizendo que outros podem fazer.

Meus irmãos, a falta de frutos do arrependimento e a cegueira espiritual são sinais claros de que não há arrependimento verdadeiro. E a quem agrada ver cristãos acomodados, mornos e cheios de desculpas para não servir a Deus? Quem fica feliz quando relaxamos na fé e no amor ao próximo? Com certeza não é Deus! O diabo é o maior interessado em nos ver vivendo uma vida sem arrependimento.

Por que devemos nos arrepender? Porque, meus irmãos, somente com o arrependimento conhecemos a salvação. E o arrependimento cristão inclui a tristeza pelos pecados o desejo e empenho para mudar de atitude, e a fé no perdão de Jesus.

A fé em Cristo, assim como a tristeza pelo pecado, são dons do Espírito Santo que recebemos desde o batismo. Como fez através de João Batista, hoje também Deus leva as pessoas a reconhecer seus pecados pela pregação da Lei e, aos arrependidos, oferece então o Evangelho que salva o pecador. Quando um pecador se arrepende, crê e é salvo, isso é um presente de Deus e há alegria e festa no céu.

Somente com o arrependimento conhecemos a salvação. E cada dia precisamos afogar nosso eu pecador e nos apegar a Cristo, para então produzirmos frutos da vida nova, controlada pelo Espírito Santo. 


Porque devemos nos arrepender? Porque arrependidos, somos guiados por Cristo e, ligados a Ele pela Palavra e Santa Ceia, produzimos frutos, e porque através de Jesus não somos mais palha, mas trigo que será guardado no depósito por Jesus, como diz nosso texto.



Os que não se arrependem são a palha, que será queimada no fogo eterno, no dia do juízo. Por isso, porque devemos nos arrepender?



Porque o arrependimento cristão leva à salvação que Cristo conquistou na cruz e nos dá de graça, e nos leva a viver uma vida cheia de frutos da fé, que mostram às pessoas nosso Salvador!



Cristo foi anunciado por João Batista e veio para nos salvar. Agora, enquanto esperamos sua volta, confiemos nele, vivendo na fé, fazendo coisas que mostram nosso arrependimento para que mais gente possa receber o Reino do Céu pela fé em Jesus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário