BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A Salvação: uma história de humildade


Leia em sua Bíblia Mateus 1.18-25


Nos últimos dias ouvimos falar muito da morte, das homenagens e do sepultamento do líder sul-africano Nelson Mandela, considerado um dos grandes exemplos de luta pela liberdade, igualdade entre as pessoas, pela paz e colaboração entre os homens.

Falou-se da sua humildade, e recomendo que assistam o filme Invictus, baseado em fatos reais e que mostra que ele era realmente humilde, perdoador, simples e sem rancor contra os que lhe haviam feito mal por 30 anos.

Mandela, nascido humilde, desprezado por sua cor e raça, humilhado e preso por 27 anos, com paciência e perseverança conseguiu seu objetivo de terminar com a separação racial em seu país e ajudar seu povo a viver com mais harmonia e cooperação.

Podemos dizer que, até o fim, a vida de Mandela foi uma história de humildade, pois quando poderia ter sido reeleito presidente, preferiu não concorrer e, ao morrer, escolheu ser enterrado na vila simples onde nasceu. O presidente Obama, em seu discurso na homenagem a Mandela, falou sobre sua humildade, dizendo que muita gente admira e elogia Mandela, mas não segue o seu exemplo nas relações humanas.

Esta foi uma bela história de humildade e de serviço ao próximo. Mas, há outra história que conhecemos que é também uma maravilhosa história de humildade e serviço ao próximo: A Salvação: uma história de humildade.

O Evangelho de Mateus 1.18-25 nos conta de maneira bem resumida como começou esta história da salvação, mostrando que tudo foi muito simples, sem grandes anúncios ao mundo (somente aos pobres pastores de Belém), e sem homenagens ou discursos, como foi na morte de Mandela.
A salvação é uma história de humildade. Deus começa a cumprir a promessa de enviar o Emanuel, Deus conosco, como ouvimos em Isaías 7, de forma muito simples e humilde:


  • Com uma moça simples, Maria, que talvez tivesse planos e sonhos com seu noivo José, como qualquer outra moça de sua idade, mas que aceitou humildemente e sem questionar a tarefa que Deus lhe dava, de ser a mãe do Salvador prometido, como vemos em Lucas 1. 
  • Com um homem simples, justo e amoroso, que ao saber que sua noiva estava grávida, buscou a forma de prejudicá-la o menos possível, pois se a denunciasse por adultério, ela poderia até ser morta. Avisado por Deus de que o Espírito Santo a tinha engravidado, José assumiu a paternidade, abrindo mão de dar o nome à criança e de ter relações com sua esposa até o filho nascer. 
  • Com um nascimento na vila em que Deus havia dito no Antigo Testamento, Belém, onde José foi com Maria para o recenseamento. Ali, não em um palácio, hotel, clínica ou hospital, mas na simples estrebaria, lugar dos animais, o Rei da glória, Deus, o SENHOR, forte e poderoso, como lemos no Salmo 24, nasceu humildemente.
  • Com os primeiros visitantes, humildes pastores de Belém, gente simples e desprezada na sociedade, que souberam do nascimento do Deus conosco pelo coro dos anjos de Deus.


Sim, meus irmãos, a salvação é uma história de humildade, que continuou em humildade e terminou em humildade com uma morte tão inesperada como o seu nascimento: o Salvador Jesus não morreu com a espada na mão ou sobre um cavalo na batalha contra os romanos, ou liderando uma revolução popular, ou um velhinho, admirado por todos e cheio de homenagens, como Mandela – morreu humilhado como um criminoso em uma cruz, totalmente derrotado, aos olhos do mundo.

A Salvação: uma história de humildade. Mesmo parecendo óbvio, meus irmãos, precisamos lembrar que Deus quer nos dizer alguma coisa com esta história de humildade:


  • Que Ele, o Deus Todo-poderoso, Criador de tudo, Santo e Justo, não veio e não vem a nós em coisas grandiosas, espetaculares ou admiradas pelo mundo, mas na simplicidade de um casal como Maria e José, na simplicidade de uma estrebaria e de uma cruz.
  • Que, em vez de vir como Deus puro e simples, escolheu ser como um de nós, passando por todas as etapas de crescimento e vida que passamos, sentindo o que sentimos e sendo tentado como nós somos, mas não pecando.
  • Que, em vez de vencer o diabo, o mundo e o pecado de maneira espetacular e grandiosa, cumpriu a Lei de Deus em nosso lugar vivendo sob pais humanos e recebendo na cruz o nosso castigo.
  • Que hoje, em vez de se revelar em coisas chamativas e agradáveis aos seres humanos, Ele se revela em coisas bem simples, humildes e concretas: na Palavra - a Bíblia, na água do Batismo, no pão e vinho da Santa Ceia, e em pessoas pecadoras como eu e vocês, quando anunciamos seu amor e salvação aos outros.


E, obviamente, além de nos convidar e fazer crer em Jesus, através do mesmo Espírito Santo que fez Maria ficar grávida, Deus quer que não apenas admiremos e falemos bem de Jesus, como muita gente faz com Mandela, mas que sejamos na vida do dia a dia, humildes, perdoadores, pacientes e praticantes com os outros do mesmo amor que Jesus Cristo teve e ainda tem por nós. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
A Salvação: uma história de humildade. Na simples e humilde Palavra de Deus, no humilde Batismo, na humilde Santa Ceia e em nossos humildes irmãos na fé, Jesus continua a história da salvação para nós e para todas as pessoas.

Então, meus irmãos, como Maria e José, sejamos humildes e não desprezemos, de jeito nenhum, a maravilhosa salvação de Deus em Cristo – não desprezemos a Palavra e Sacramentos, não desprezemos os irmãos na fé e o Corpo de Cristo, que é sua Igreja.


Como Maria, José e o próprio Jesus, aceitemos a missão que Deus dá a cada um de nós, para que juntos possamos mais e melhor comunicar sempre Jesus, a fonte da água viva, a muita gente.

Mandela teve uma história de vida muito humilde e bonita, que serve de exemplo para todos nós.

Porém, a história da salvação de Jesus é muito mais do que uma história de humildade: é a historia da nossa salvação, pois Jesus não é só um bonito exemplo: Ele é o próprio Deus, o Rei da Glória, o Salvador de todo o mundo, o meu Salvador, o seu Salvador!

A Salvação: uma história de humildade. Bendita história! Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário