BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Deus chama você!


Leia em sua Bíblia 1 Coríntios 1.1-9

Nesta época de férias, se prestarmos atenção, ouvimos bastante o verbo chamar e suas variações. Muitas vezes em situações positivas: chamar a família ou os amigos para um passeio, chamar o táxi para ir ao aeroporto ou rodoviária para viajar de férias, chamar o entregador de pizza, ser chamado para ir à praia ou a uma festa, etc.

Infelizmente também ouvimos este verbo em situações muito negativas, como nos últimos dias em vários lugares do Brasil: chamar os bombeiros e defesa civil para acudir vítimas de enchentes e deslizamentos de terra, chamar caminhões-pipa para ter água potável, chamar a polícia para acudir turistas assaltados ou casas invadidas enquanto os donos saíram de férias, etc.

Em nossa igreja, também chamamos: a nossa congregação estará em assembleia para chamar seu novo pastor e chamar, eleger pessoas para sua nova diretoria. Isto envolve planejamento, preparo, escolhas, expectativas e, é claro, muita oração.

Nós, como cristãos, estamos envolvidos em muitos chamados durante nossa vida aqui no mundo. Mas há um muito especial – Deus, nosso Pai, também nos chama. E este chamado também envolve planos, preparo e expectativas.

Já antes de nascermos Deus tem planos para nós. Ao sermos batizados, nos tornamos seus filhos e entramos em sua família – a Igreja, onde somos acolhidos e integrados pelo seu amor. Então, Ele vai nos abençoando, preparando e usando para um propósito muito especial. Para cada um de nós Ele tem planos, tem uma vocação para cada um que está aqui hoje. Por isso eu digo a cada um: Deus chama você!

Deus chama você! Mas, chama para quê? Conforme os textos bíblicos de hoje, Deus chama para dois propósitos principais. Primeiro, Ele chama você para pertencer ao seu povo. Na epístola, Paulo diz que foi chamado para ser apóstolo de Cristo e que está escrevendo para aqueles que, pela sua união com Jesus Cristo, foram chamados para pertencerem ao povo de Deus (1Co 1.2). Você já pensou bem no que isto significa?

Quer dizer que você não pertence mais ao mundo e ao diabo, não está mais condenado ao castigo do inferno e nem está mais debaixo da ira de Deus e do peso da Lei, mas sim está envolvido e protegido pela graça de Deus! Tudo isso é uma grande bênção e um grande privilégio!

Deus chama você para pertencer ao seu povo. Em 1 Coríntios 1.9 Paulo diz: Deus é fiel e chamou vocês para que vivam em união com o seu Filho Jesus Cristo, o nosso Senhor. E, por estarmos em união com Cristo, integrados ao povo de propriedade exclusiva de Deus, nós somos enriquecidos em tudo, tanto no dom de anunciar o evangelho como no dom da sabedoria espiritual, como Paulo diz no versículo 5.

Deus chama você e o enriquece com o Evangelho e na sabedoria espiritual para pertencer ao seu povo e, também, para um segundo propósito muito importante: Deus chama você para levar a salvação ao mundo inteiro.

Neste ponto vamos ver o texto de Isaías 49.5-6: Quando eu ainda não havia nascido, o SENHOR me escolheu para ser o seu servo a fim de que eu reunisse o seu povo e o trouxesse de volta para ele. Sou muito estimado pelo SENHOR; o meu Deus é a minha força. O SENHOR me disse: "Você não será apenas o meu servo que trará de volta os israelitas que ficaram vivos e criará de novo a nação de Israel. Eu farei também com que você seja uma luz para os outros povos a fim de levar a minha salvação ao mundo inteiro. Isto, meus irmãos, também é um privilégio: ser escolhido pelo próprio Deus para ser seus mensageiros, sua luz, levando a sua salvação ao mundo inteiro. Deus está aqui falando tanto do seu Servo, Jesus, que veio trazer a salvação a todos os povos, como também de nós, seus filhos, a quem Jesus deixou a tarefa de anunciar e fazer chegar às pessoas a salvação que Ele conquistou para todos.

Mas, isso parece difícil, quase impossível. No mundo de hoje, com tanta gente, tantos problemas e conflitos, tantas religiões e filosofias de vida, tanta superstição e misticismo, como vocês e eu podemos levar a salvação de Deus às pessoas? Não é realmente uma tarefa sem dificuldades, mas ela se torna mais simples e mais fácil quando olhamos e seguimos o exemplo de André, em João 1.40-41: logo após começar a seguir Jesus, ele foi e chamou também seu irmão Simão (Pedro).

Deus chama você para levar a salvação ao mundo inteiro, começando com quem está ao seu lado e a seu alcance: seu irmão, pai, filho, cunhado, vizinho, compadre, colega de trabalho, escola ou lazer.

Com suas palavras, atitudes e exemplos temperados com o amor de Jesus, com a Bíblia, devocionários, a revista Boas Novas, com folhetos e outros materiais de evangelismo que nossa igreja oferece, você vai dizer a essas pessoas perto de você o que André disse ao seu irmão Pedro: achei o Messias, o Salvador!

O mundo e as pessoas de hoje parecem ser muito religiosas, há muita gente que nunca ouviu falar da verdadeira e única salvação em Cristo. Há pais que nem batizam mais seus filhos, pois acham que eles é que devem decidir, quando maiores, que fé ou religião seguir.

É para comunicar a essas pessoas a verdadeira Vida que Deus nos chama como Igreja, que Deus tem planos e uma vocação para a vida de cada um de nós. Ele chama você para pertencer ao seu povo e para levar a sua salvação ao mundo inteiro.

Você e eu, salvos por Cristo e integrados na família de Deus no batismo, não estamos aqui por acaso. Estamos aqui neste culto hoje porque Deus tem um plano para nós. E você vive onde vive, tem o que tem e conhece pessoas na sua profissão e relacionamentos porque Deus tem um plano para você em tudo isso.

No culto, Deus está nos enriquecendo no evangelho e na sabedoria espiritual, através da Palavra e Santa Ceia, para que possamos ser usados no seu plano de salvação, guiados pelo seu Espírito Santo.

Deus chama você! Quando falamos de chamado, lembremos que através da congregação Deus chama o pastor para a sua missão, de alimentar e guiar as ovelhas com a Palavra e Sacramentos. Mas, também, Deus chama através do Evangelho cada um de nós, das crianças aos mais idosos, para sermos ativos na missão do Reino de Cristo, comunicando a Vida a todos, seja como pais ou filhos, patrões ou empregados, alunos ou professores, enfim, cada um na vocação que recebeu de Deus.

Deus chama você! Nosso Pai tem um plano para nós que vai muito além dos anos desta vida, com um sentido verdadeiro e eterno, pois através de mim e de cada um de vocês Deus quer chamar mais pessoas para pertencer ao seu povo e espalhar a salvação pelo mundo, comunicando a Vida, acolhendo e integrando mais gente no Reino de Cristo.

Deus chama você! Ele chama você e eu para fazer o que diz Davi no salmo de hoje: Não tenho guardado para mim mesmo a notícia da tua salvação. Tenho sempre falado da tua fidelidade e do teu poder salvador (Sl 40.10). Depois, Ele vai nos chamar para os seus braços, nos acolhendo na vida eterna com todos os salvos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário