BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Deus revela o seu plano secreto!

Leia em sua Bíblia Efésios 3.1-12

Um dos tipos de filmes que mais nos chamam a atenção são aqueles de guerra ou espionagem, em que há um grande plano secreto que envolve os personagens principais.

Na vida real, já houve planos secretos que, por não serem descobertos, custaram a vida de muita gente, como nos atentados terroristas em Nova Yorque em 2001, e vários outros depois disso em muitas partes do mundo. Neste caso, quando o plano secreto foi revelado, ele já estava em execução e causou mal a muita gente.

Existe, no entanto, outro plano secreto, guardado em segredo por muito tempo, que foi revelado na hora certa e que, em vez de destruição e morte, trouxe vida e salvação para todo o mundo. É deste plano que o apóstolo Paulo fala hoje na epístola, dizendo que Deus revela o seu plano secreto.

No versículo 3 Paulo diz: Deus me revelou o seu plano secreto e fez com que eu o conhecesse. Deus revelou a ele seu plano secreto e o apóstolo o revelou a muita gente. E qual era esse plano?

Paulo nos conta: O segredo é este: por meio do evangelho os não judeus participam com os judeus das bênçãos divinas. Eles são membros do mesmo corpo e participam da promessa que Deus fez por meio de Cristo Jesus (v. 6). Paulo diz que no passado esse segredo não foi contado aos seres humanos, mas que agora, através dos profetas e apóstolos, o Espírito de Deus revelou o plano secreto de Deus.

Sim, meus irmãos, Deus revela o seu plano secreto. Ele revela o seu plano secreto para nós! Ele revelou seu plano de salvar todos os pecadores através de Jesus, primeiro aos pastores de Belém e depois aos sábios do Oriente, como lemos no Evangelho. Assim como a estrela guiou aqueles sábios até Jesus, Deus também nos guiou e ainda nos guia hoje até Jesus, não com uma estrela, mas com a sua Palavra, a Bíblia.

Deus revela o seu plano secreto a nós. Ele nos incluiu neste plano de salvação quando fomos batizados, e continua revelando e incluindo cada um de nós em seu plano cada vez que ouvimos, lemos e estudamos sua Palavra e recebemos sua Santa Ceia. E por quê?

Porque ao contrário dos planos secretos dos terroristas, Deus quer nos dar vida e não provocar morte, quer dar paz e não criar guerra, quer dar alegria e não sofrimento. Enquanto os planos de terroristas são motivados por ódio e vingança, o plano de Deus é motivado por amor e misericórdia. E, se as pessoas que morrem nos atentados terroristas não precisam e não desejam fazer parte desses planos de morte, nós sim precisamos do plano secreto de Deus, pois somente fazendo parte deste plano é que não seremos destruídos. E por quê isso?

Simplesmente, irmãos e irmãs, porque todos nós nascemos inimigos de Deus, em guerra espiritual contra Ele, cegos e mortos espiritualmente, contaminados, não por armas químicas, mas pelo veneno mortal chamado pecado. Nós já nascemos condenados, não só à morte, como é com os terroristas, mas à morte eterna, à eterna condenação no inferno, lugar de sofrimento grande e sem fim.

Deus revela o seu plano secreto. Ele revela esse plano para nós, e isso é uma grande notícia, motivo da maior alegria, alegria tão grande como a dos sábios ao ver o Salvador recém-nascido, que lhe ofereceram valiosos presentes. E o fato de Deus ter revelado o seu plano e seu Filho aos sábios, que não eram do povo de Jesus, nos aponta algo muito importante, muito bonito e que nos dá uma grande responsabilidade.

É que Deus revela o seu plano secreto para todos! Paulo mostra isso no versículo 6, que lemos há pouco. Também o salmo de hoje e a leitura de Isaías mostram que Jesus será o rei de todos e que todas as nações do mundo um dia vão adorá-lo.

O plano secreto de Deus já não é mais segredo, mas deve ser contado e levado a todos os cantos do mundo, a todas as pessoas da terra, de todos os lugares e épocas, de todas as classes sociais, de todas as raças e povos. E vejam o que Paulo diz nos versículos 8-9a: Eu sou menos do que o menor de todos os que pertencem a Deus, mas mesmo assim ele me deu este privilégio de anunciar aos não-judeus a boa notícia das imensas riquezas de Cristo. E também me deu o privilégio de fazer com que todos vejam como se realiza o plano secreto de Deus.

Assim como Paulo, nós também temos o privilégio e a responsabilidade de anunciar e fazer com que todos vejam o grande plano secreto de Deus, já revelado em Cristo, a fonte da água viva, a salvação que Jesus nos dá de graça, salvando do inferno e da condenação todo aquele que nele confia e crê como seu Salvador.

Assim, meus irmãos, Deus revela o seu plano secreto a nós para que nós o revelemos aos outros – aos nossos familiares, vizinhos, amigos, colegas de escola ou trabalho, enfim, a todos que Deus coloca em nosso caminho aqui neste mundo. Podemos dizer como Paulo que Deus fez isso de acordo com o seu propósito eterno, que ele realizou por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor (v. 11), o propósito eterno de salvar a todas as pessoas.

Neste dia 06 de janeiro, em que lembramos a visita dos sábios do Oriente a Jesus, celebramos a Epifania de Jesus. “Epifania” quer dizer revelação, como uma luz forte que brilha no escuro revelando o caminho.

Jesus, com o brilho da estrela, foi revelado aos sábios como o Salvador que era esperado e prometido por Deus. Nós também vimos a revelação de Jesus como nosso Salvador e somos agora chamados por Ele a revelar seu amor a outros, pois nos diz: Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu (Mt 5.16).

A todos nós foi revelado um plano secreto. Deus revela o seu plano secreto. É um plano que traz a vida eterna, pela morte do Filho de Deus, Jesus, que pagou o resgate na cruz por todas as pessoas; é um plano que traz a paz entre as pessoas e Deus, pela fé em Cristo, uma paz verdadeira e duradoura; é um plano que traz benefícios a todas as pessoas do mundo, pela salvação de Jesus que é para todos.

Deus revela o seu plano secreto. E nós, o que vamos fazer com este plano, neste novo ano que começamos pela graça de Deus? Será que vamos guardá-lo em segredo, escondê-lo só para nós e deixá-lo sem efeito? É claro que não!

Porque Deus revela o seu plano de amor para nós e para todos, Ele desafia a cada um de nós, desafia você que está aqui hoje, a espalhar, a comunicar a fonte da água viva, Jesus Cristo, o maravilhoso plano de salvação do Pai de amor, a todas as pessoas que você puder neste ano de 2014!

Deus revela o seu plano secreto. O plano ou a missão é de Deus e o desafio de anunciar esse plano e ajudá-lo a executá-lo é nosso, de cada um de nós, dos mais novos aos mais velhos – todos!

Que Deus nos abençoe a ajude neste novo ano a revelar o seu plano secreto de salvação a muitas pessoas, e que Ele continue a revelar esse plano também a nós, porque cada dia precisamos do seu perdão e amor, e para que cheguemos todos um dia à vida eterna com Cristo, conforme é seu plano de amor para nós! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário