BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Felizes os que seguem a Jesus!


Leia em sua Bíblia Mateus 5.1-12

Olhando para o Evangelho de hoje, com o titulo de “a verdadeira felicidade” ou “as bem-aventuranças”, pergunto: será que alguém consegue ter essa felicidade ou ser bem-aventurado desse jeito? Pois, as 9 bem-aventuranças são na verdade qualidades que Deus espera encontrar em cada cristão, e não em várias pessoas diferentes. É como Deus quer que cada um de nós, seus filhos, vivamos.

 Abra a sua Bíblia em Mateus 5.1-12. Vamos ver melhor cada um dos “felizes” ou “bem-aventurados” e o que eles realmente querem dizer, para podermos aplicá-los em nossa vida cristã. Vamos ler juntos cada versículo e então eu vou fazer comentários sobre cada um.

- V. 3: Será que os “pobres” ou “humildes” aqui são os pobres materialmente, como alguns querem ensinar? Não. Aqui, pobres são os que, possuindo muito ou pouco materialmente, têm consciência de seu próprio vazio espiritual, de sua pobreza de espírito diante de Deus.
- V. 4: Aqui, alguns ensinam que os que choram o fazem por causa dos sofrimentos ou injustiças da vida, ou por motivos materiais. Na verdade, felizes são os que choram por seus pecados, pois sabem que estes os afastam de Deus e da salvação. É ter uma tristeza movida por Deus, que nos faz reconhecer que ofendemos a Deus com nossos pecados, como diz o apóstolo Paulo.
- V. 5: Ser humilde ou “manso” é algo que parece fora de moda no mundo de hoje, tão violento, egoísta, cheio de maldade e disputas. Ser humilde, segundo Jesus, é não ser orgulhosos e arrogantes, mas sim gentis e amigos. É ter força para até pisar no outro, mas não fazer isso, preferindo usar sempre o amor e a paciência. É ser uma bênção para os irmãos na fé e também para os desconhecidos e até para os que nos odeiam.
- V. 6: Só podemos ter fome e sede de fazer a vontade de Deus (ou justiça) quando temos um relacionamento justo e direto com Deus. Isto só é possível através do perdão e da justificação que Deus nos dá, isto é, pela salvação de Cristo, que nos cobre com sua justiça e nos capacita a viver uma vida nova onde queremos sempre fazer a vontade de Deus.
- V. 7: Usamos muito a palavra “misericórdia” na igreja, mas, o que ela realmente significa? Misericórdia quer dizer “compaixão do coração” e o sentido é ter amor, compaixão, solidariedade com aquele que, aos nossos olhos, não merece receber nada disso. É ter compaixão do outro que é pecador como eu e trazer-lhe alívio. O maior exemplo é a misericórdia de Deus, que por amor deu seu Filho para morrer por nós, que não merecíamos seu amor. Misericórdia sempre envolve ação – é fazer algo pelo que sofre e não apenas sentir pena.
- V. 8: Ser puro de coração é ter sinceridade, uma vida transparente, sem duas caras ou dois comportamentos, sem fingimento ou falsidade.
- V. 9: “Os que trabalham pela paz” não são, aqui, soldados da ONU ou pessoas que fazem passeatas contra a violência. São os que se esforçam para levar as pessoas a ter paz com Deus, através de Jesus Cristo, e ter paz umas com as outras a partir do amor de Cristo em suas vidas.
- V.10: Este versículo está ligado ao 11 e 12. Ser perseguido por fazer a vontade de Deus é ser perseguido por pregar e praticar a justiça e o amor num mundo cheio de injustiça e maldade, é ser perseguido por ser seguidor de Jesus. Nem sempre essa perseguição é direta, mas muitas vezes escondida atrás de coisas que parecem neutras ou inofensivas, como vícios, tentações sexuais, morais e religiosas, como a frase: “todas as religiões são boas e levam a Deus, por isso, não preciso de igreja...”
- V. 12: Como diz Jesus em Mateus 6.21, nossa riqueza ou tesouro está no céu – a recompensa que Ele guarda para nós – a salvação eterna.

      Olhando para tudo isso, temos a impressão que felizes são aqueles fazem tudo o que Jesus diz nesses versículos. Mas quem de nós vive sempre assim? Vamos analisar um pouco mais:

  • Você é pobre de espírito, isto é, tem sempre a consciência de que precisa de Cristo porque sem Ele você é um pecador vazio e perdido? Ou às vezes pensa que não precisa dele em sua vida?
  • Você chora por seus pecados, sente tristeza por eles, ou acha que não são tão graves assim?
  • Você é humilde, sendo gentil e levando bênçãos aos outros, ou às vezes acha que é melhor que os outros, agindo com orgulho e arrogância?
  • Você procura sempre fazer a vontade de Deus em sua vida, ou às vezes acha que Ele não tem nada a ver com suas decisões e ações?
  • Você pratica a misericórdia, ou só fala de misericórdia?
  • Você é puro de coração, ou vive uma vida na igreja e outra vida em casa, no trabalho, na vida social?
  • Você tenta levar a paz de Cristo aos outros, começando em sua casa e família, ou pensa que cada um deve se virar e viver como quiser, e que se alguém quiser paz que venha procurar sozinho a igreja?
  • As pessoas notam que você é cristão, ou sua vida de fé é morna e ninguém sabe que você é um seguidor de Cristo e um cristão verdadeiro?

Analisando tudo isso, vemos que, na verdade, este sermão de Jesus é pura lei, que aponta nossos pecados e nos condena, pois não vivemos sempre como Jesus ali ensina. Por outro lado, a lei de Deus é também norma para nós, nos mostrando quais são as qualidades e alvos que devemos tentar alcançar em nossa vida de cristãos.

Mas, se tudo o que Jesus diz neste texto é lei, por que ele começa cada frase dizendo “felizes” ou “bem-aventurados”? Como podemos ser felizes se sabemos que não cumprimos o que Jesus ensina aqui?

Aí entra a outra função da lei: mostrar que precisamos de um Salvador. Quando vemos que precisamos urgente e desesperadamente de um Salvador, Deus nos presenteia com o seu Evangelho: a boa notícia de que o Salvador existe – Jesus – e que ele cumpriu toda a lei de Deus em nosso lugar, foi o perfeito “bem-aventurado”, recebeu também em nosso lugar o castigo pelos nossos pecados e nos garantiu a recompensa, a vida eterna no céu.

Jesus é aquele que cumpriu cada uma das bem-aventuranças em nosso lugar, sendo pobre de espírito e chorando pelos nossos pecados, pois ele mesmo é santo, e carregando esses pecados na cruz por nós. Assim, é por meio dele que somos realmente felizes, aceitos por Deus e salvos da condenação eterna que merecíamos.

É isso que Paulo diz na epistola de hoje: Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos  (1Co 1.30).

Assim, meus irmãos, felizes os que seguem a Jesus! Porque mesmo sendo nós fracos e sem valor diante do mundo, como diz Paulo, Deus nos chamou para sermos seus filhos, crendo e seguindo a Jesus.

Podemos então colocar na frente de cada “felizes” do evangelho a frase “os que seguem a Jesus” e depois o final da frase. Por exemplo: “felizes os que seguem a Jesus e choram, pois Deus as consolará”.

Felizes os que seguem a Jesus! Os que seguem a Jesus recebem a sua justiça, o seu perdão, a sua paz e salvação. E são essas bênçãos que nos capacitam praticar, com alegria e satisfação, as bem-aventuranças que Jesus ensina em Mateus 5.

Felizes os que seguem a Jesus! Felizes somos e felizes seremos, irmãos e irmãs, se seguimos a Jesus, pois Cristo é o poder e a sabedoria de Deus¸ diz o apóstolo Paulo, e Ele guarda uma grande recompensa para cada cristão fiel lá no céu, onde seremos completamente felizes.

Felizes os que seguem a Jesus, pois tudo o que Deus exige de nós, Jesus fez em nosso lugar; todo castigo que era para nós, Jesus recebeu em nosso lugar; e toda a justiça e amor que eram dele, ele dá para nós, para que sejamos verdadeiramente felizes!

Felizes os que seguem a Jesus! Siga a Jesus e seja feliz! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário