BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O Batismo é a vacina de Deus contra o pecado!

Leia em sua Bíblia Romanos 6.1-11


Nós aqui no Brasil estamos acostumados com vacinas. Até uns 10, 12 anos de idade nós tomamos várias diferentes – contra a poliomielite, o sarampo, gripes, etc. E ninguém questiona se elas funcionam ou não, ou se devem ou não levar seus filhos para ser vacinados. Confiamos que elas fazem o que é prometido – proteger-nos de várias doenças durante nossa vida. E, de fato, vemos que elas funcionam mesmo.

É incrível, então, que mesmo confiando em vacinas feitas por seres humanos, que são imperfeitos e cheios de falhas e pecados, exista gente que não acredita que uma outra vacina, muito mais poderosa e com um efeito muito maior, funcione. Sim, tem gente que não acredita que a vacina de Deus – o batismo – funcione.

Há muita gente que não acredita que o batismo possa produzir nas pessoas o perdão dos pecados, a vida e a salvação, e criar “anticorpos” contra o pecado - o que a Bíblia chama de “novo homem”, “nova criatura” ou “nova pessoa”.

É aqui que entra o texto da epístola de hoje, de Romanos 6.1-11, um dos mais importantes da Bíblia sobre o batismo. Neste dia em que a Igreja lembra especialmente o batismo de Jesus, vamos ver como o apóstolo Paulo mostra aqui o poderoso efeito do batismo em nossas vidas.

A primeira coisa que nos chama atenção é Paulo dizer, nos versículos 3 e 4, que no batismo nós fomos unidos com Jesus em sua morte e assim fomos sepultados com ele. Mas para que morremos com Cristo? Vamos ouvir o próprio apóstolo nos responder: Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim, não sejamos mais escravos do pecado. Pois quem morre fica livre do poder do pecado. Assim também vocês devem se considerar mortos pelo pecado (Rm 6.6,7,11a).

No batismo morremos com Cristo na cruz para o pecado! Ainda temos pecado em nós, mas depois da “vacina” do batismo o pecado não nos mata mais, não nos condena e não domina a nossa vida, pois não tem mais poder sobre nós. Por quê? A resposta vemos naquilo que Paulo nos diz também nos versículos 4, 8, 10 e 11, onde lemos: Assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. A sua morte foi uma morte para o pecado e valeu de uma vez por todas. E a vida que ele vive agora é uma vida para Deus. Por estarem unidos com Cristo Jesus, vocês devem se considerar vivos para Deus (Rm 6.4b,8,10,11b).

Em nosso batismo não só morremos com Cristo para o pecado, mas também renascemos com ele para uma vida nova, vida para Deus, vida comunicada, transmitida, dada e implantada em nós pelo próprio Deus Espírito Santo no momento em que recebemos sua poderosa vacina espiritual, o batismo.

E assim como não importa a idade de quem recebe uma vacina, pois ela faz efeito em qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo, posição social, raça, nível educacional ou econômico, assim é com a vacina de Deus, o batismo: o poder está no próprio batismo e por isso também o aplicamos às criancinhas recém-nascidas. Pois é o próprio Jesus quem diz: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito (Jo 3.5). E também Paulo e Pedro dizem: Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida (Tt 3.7). Aquela água (do dilúvio) representava o batismo, que agora salva vocês (1Pe 3.21a).

Por tudo isso, podemos dizer com toda a convicção que a vacina de Deus contra o pecado é o batismo! No batismo Deus nos acolhe e integra na sua família, pois naquele momento Deus nos comunica a vida nova que Cristo conquistou para nós na cruz – ali morremos com Cristo e ressuscitamos com ele para sermos agora dominados e controlados não mais pelo pecado e a lei, mas pela graça salvadora de Deus.

Com essa poderosa vacina Deus não apenas nos deu “anticorpos” contra o pecado, mas nos revestiu com o próprio Jesus, como diz Paulo: Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo (Gl 3.27). 
 
Jesus não precisava desta “vacina”, pois ele era o Filho de Deus, santo e sem pecado. Mas deixou-se batizar para fazer “tudo o que Deus quer”, como ele mesmo disse a João Batista (Mt 3.15b). Acima de tudo, ao fazer tudo que Deus tinha planejado para ele, Jesus conquistou para todos os pecadores do mundo a nova vida, ao morrer e ressuscitar em lugar dos pecadores – o inocente e santo tomando o lugar do culpado e pecador.

Para receber estas bênçãos conquistadas por Jesus, Deus nos dá a Palavra e os Sacramentos. O primeiro é o batismo, a vacina de Deus contra o pecado, para que até as criancinhas, que ainda não compreendem a pregação da Palavra de Deus, possam receber a nova vida e a salvação de Jesus pela ação do Espírito Santo no batismo.

Através da Palavra, Batismo e Santa Ceia, a Igreja comunica a Vida, que é Jesus. Pela graça de Deus nós já temos essa nova vida, desde o dia do nosso batismo. Recebemos ali a vacina de Deus contra o pecado e a nova vida dentro de nós. Por isso, sempre é bom ouvir de novo o que Paulo nos diz em 2 Coríntios 5: Cristo morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles. Pois quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo (2Co 5.15,17).

Batizados, somos novas pessoas que podem dizer como Paulo diz em Gálatas 2.20: Assim já não sou em quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.

Sabemos que as vacinas são importantes para nós e nossos filhos. Elas nos protegem das doenças e preservam nossa saúde. Mas a vacina mais importante que recebemos e que devemos oferecer às pessoas, como cristãos e Igreja, é a vacina de Deus contra o pecado – o batismo.

Que Deus nos ajude a valorizar essa vacina do Espírito Santo em nosso viver, para que diariamente morramos para o pecado e vivamos para Deus, guiados e controlados por sua graça salvadora.
 
E que possamos levar a todos que Deus coloca em nosso caminho neste mundo a Vida verdadeira, que não só nos defende do pecado, mas nos dá vida nova e eterna.

Refletindo Cristo aos outros em alegria, vamos comunicar a Vida que Deus deu a cada um de nós na sua vacina contra o pecado – o batismo! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário