BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cristo nos liberta da escravidão que cega e mata!

Esta foi a verdade que Lutero redescobriu e trouxe ao povo!
Leia em sua Bíblia João 8.31-36

Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém – foi o que disseram os judeus que ouviram Jesus dizer, em nosso texto, que se eles permanecem na palavra dele, conheceriam a verdade e seriam livres de verdade.

Na verdade o povo judeu já tinha sido escravo do Egito e Babilônia e na época de Jesus eram dominados pelo império romano. Mas Jesus não estava falando aqui desse tipo de escravidão. Ele falava de uma escravidão muito pior – a escravidão do pecado.

A escravidão ao pecado é pior que qualquer outra e é terrível. É terrível porque usa o disfarce da liberdade para nos esconder a verdade, como aconteceu com os judeus que ouviam Jesus.

A escravidão ao pecado nos ilude, dando-nos a impressão de que somos livres e podemos vencer o pecado sozinhos. Nos faz pensar que não somos escravos de nada nem de ninguém e que podemos fazer com nosso corpo e nossa vida o que acharmos melhor.

        Mas a Palavra de Deus é clara. Ela diz que já nascemos pecadores e que aquele que vive no pecado é escravo dele. Paulo diz que as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana tem a sua mente controlada por essa mesma natureza... e acabarão morrendo espiritualmente (Rm 8.5-6). O perigo é justamente acharmos que não somos escravos dessa natureza pecaminosa.

A escravidão ao pecado é terrível também porque nos faz achar que estamos no controle da situação, pensando: “posso para quando eu quiser”. É como o viciado em bebida ou cigarro, que nunca acha que tem o vício e diz que para quando quiser – puro engano! O pecado nos hipnotiza e nos faz ter essa ilusão, de que o controlamos, mas ele é que nos controla, como o vício que controla o viciado.

         Mas, o mais terrível na escravidão ao pecado é que ela nos conduz à morte eterna. Cegos, iludidos e enganados pelo pecado, andamos, sem perceber, pelo caminho que nos leva à condenação, pois o salário do pecado é a morte, diz Paulo (Rm 6.23a).

Esta é a situação de cada ser humano ao nascer – é também nossa situação, como diz Paulo em Rm 3: todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Se algo não acontecer, se alguém não interferir, todos seremos condenados, pois o pecado nos afasta completamente do Deus vivo, santo e justo.

É aí que entra a mensagem que lembramos especialmente hoje, quando celebramos a Reforma, mensagem que Lutero, guiado por Deus, redescobriu na Palavra de Deus: Cristo nos liberta da escravidão que cega e mata!

Jesus diz no Evangelho de hoje: Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. A libertação conquistada por Cristo para todos nós teve um custo enorme: ela foi conseguida à custa da sua liberdade e vida. Ele não tinha pecado, mas tornou-se prisioneiro do nosso pecado sobre a cruz.

Ele podia fugir daquela morte horrível, mas ofereceu-se a si mesmo como sacrifício por nós. Desprezando sua própria liberdade, ele trouxe liberdade a todo o mundo como seu santo e precioso sangue. Por todos os nossos horríveis pecados, Cristo se deu e, por esse dom, somos libertos da escravidão que cega e mata.

Ele deu sua vida por nós na cruz, mas ali na verdade começou sua vitória sobre o pecado, o diabo e a morte. Ressuscitando, Jesus é nosso Salvador e libertador, cumprindo sua missão e tornando-se a única Verdade que liberta, pois foi o único a dar sua vida por nós seres humanos pecadores, mesmo sem merecermos.

Cristo nos liberta da escravidão que cega e mata! Mas esta libertação de nada valeria se não chegasse até nós. Isto foi uma das coisas que levaram Lutero a propor a reforma da igreja na sua época: as pessoas não tinham mais acesso ao Evangelho, à vitória de Jesus sobre o pecado, ao seu perdão, vida e salvação.

Tudo isso estava sendo escondido do povo, e as bênçãos de Deus estavam sendo vendidas na forma de indulgências, isto é, documentos pagos que prometiam o perdão de Deus às pessoas - não muito diferente do que vemos hoje em algumas igrejas!

Assim como a liberdade conquistada por Cristo na cruz não nos custou nada, agora ela também nos é dada de graça, pela Palavra e Sacramentos.

No Batismo recebemos o perdão, vida e salvação, a libertação de Cristo ao sermos unidos a Ele – morremos e ressuscitamos com Jesus no batismo, nos ensina o apóstolo em Rm 6.

Depois, Deus usa a Palavra e a Santa Ceia para manter, alimentar e fortalecer essa fé recebida no Batismo. Em todos esses meios da graça é o ES de Deus que age, nos oferecendo e dando, de graça, as bênçãos conquistadas por Cristo para nós na cruz.

Permanecendo no ensino, na palavra de Cristo, seremos seus discípulos, conhecendo a Verdade e sendo assim verdadeiramente livres. O diabo foi derrotado por Jesus, mas continua vivo e quer nos desviar da fé salvadora. Ele quer nos fazer pensar que não precisamos tanto assim de Jesus, da Palavra e dos sacramentos.

Cristo nos liberta da escravidão que cega e mata! Para nos salvar da escravidão, Jesus nos revelou a Verdade – a verdade da cruz e do túmulo vazio, a única Verdade que liberta.

Esta liberdade, que é nossa somente pela graça de Deus, revelada somente na Escritura e dada a nós somente pela fé em Cristo, foi a grande redescoberta da Reforma de Lutero.

Esta é a verdade de Cristo, do apóstolo Paulo e de toda a Bíblia, a única Verdade que nos faz ser completamente livres. E então, libertos da escravidão que cega e mata, nós somos hoje herdeiros da Reforma e mensageiros da Verdade que liberta!

Que Deus dê a cada um de nós hoje a mesma coragem, ânimo, confiança e consagração ao Evangelho que deu a Lutero e seus colaboradores, pois há muita gente que ainda não sabe que a salvação é de graça, pela fé em Jesus e revelada na Escritura.

Cristo nos liberta da escravidão que cega e mata! Levemos esta libertação a todos, seguindo o exemplo dos reformadores! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário