BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 19 de março de 2012

Olhemos para Jesus!

Leia em sua Bíblia Números 21.4-9 e João 3.14-21

Sofrimento é uma palavra que nos acompanha diariamente. Com certeza ninguém de nós gosta de sofrer, seja física ou emocionalmente, seja qual for a causa do sofrimento. O sofrimento nos cansa e, quando ele dura muito tempo, nossa tendência é reclamar e nos queixar.

Assim foi com o povo de Israel depois que saíram da escravidão no Egito, guiados por Moisés. Em sua jornada pelo deserto em direção à terra de Canaã, eles ficaram cansados e desanimados. Os 40 anos de viagem pelo deserto causaram queixas e reclamações contra Moisés e contra Deus.

Mas, qual era o verdadeiro problema dos israelitas: desânimo por causa dos sofrimentos no deserto ou falta de confiança nas promessas de Deus?

É claro que eles estavam cansados e desanimados. Só que esse desânimo era causado exatamente pela falta de confiança deles nas promessas do Senhor. Vejamos: por que eles tinham que levar 40 anos para fazer uma viagem que normalmente levaria apenas alguns meses, mesmo indo a pé, com seus animais e suas bagagens?

Do Egito até Canaã são mais ou menos 600 Km – não é tão longe para ter que andar 40 anos! Esses 40 anos foram um castigo de Deus pelo povo não ter confiado que o Senhor lhes daria a vitória contra os moradores de Canaã, quando Josué, Calebe e outros dez homens foram espionar a terra prometida. Isso está registrado em Nm 14.22,23.

O sofrimento então era culpa deles mesmos. Não confiaram no Senhor que já tinha dado tantas provas do seu amor e poder, tirando-os do Egito com grandes sinais e milagres.

Na leitura de hoje novamente o povo reclama contra Deus. Reclamam do pão que Deus envia do céu cada dia, de graça. E aí Deus age de novo: assim como tinham enviado o pão para matar a fome deles, agora envia as cobras, não só para castigá-los, mas principalmente para levar o povo ao arrependimento e de volta para perto dele.

E o resultado veio: o povo viu seu erro, arrependeu-se do pecado e disse: Nós pecamos, pois falamos contra Deus, o SENHOR. O povo olhou para si mesmo e para suas atitudes e confessou seu pecado.

E então Deus tirou as cobras do meio deles? Não! As cobras não eram o seu maior problema, pois na verdade o deserto era o lugar delas. Deus mandou Moisés fazer uma cobra de metal e colocá-la num poste, e então mandou o povo olhar para aquela cobra, para que vissem que a solução vinha dele, curando assim o principal problema deles – a falta de confiança no Senhor.

Quem olhava para a cobra de metal era curado, não porque ela tinha algum poder, mas por causa da promessa de Deus: Quem for mordido deverá olhar para ela e assim ficará curado (v.8).

Essa história, muito interessante, só vale alguma coisa para nós se vermos o que ela tem a nos dizer hoje, para a nossa vida.

Nós, como povo de Deus, também temos problemas e sofrimentos, e muitas vezes desanimamos. Muitas vezes começamos a reclamar e nos queixar e talvez até pensamos que Deus nos abandonou, como o povo de Israel tinha pensado.

Deus então age em nossa vida para levar-nos de volta à confiança NEle. Ele não manda cobras para nos castigar, mas Ele permite que em nossa vida aconteçam doenças, problemas financeiros, familiares e emocionais, dificuldades, para fazer-nos refletir sobre nossa vida e nossas ações e levar-nos ao arrependimento, levar-nos a dizer: “nós pecamos!”

Pecamos todos os dias, pois o pecado ainda mora dentro de nós. Muitas vezes colocamos outras coisas acima de Deus em nossa vida e confiamos em coisas, em seres ou em nós mesmos e não no Deus verdadeiro. Como o povo de Israel, provocamos a ira de Deus, desafiamos sua vontade e paciência e não damos valor às suas promessas. Nós pecamos e nos afundamos na lama mortífera do pecado.

E o que podemos fazer? Nada! Não podemos fazer nada, assim como os israelitas não podiam fazer nada contra as cobras no deserto. Somente Deus pode resolver nossa situação, como resolveu a deles. Lá Ele fez o povo olhar para a cobra de metal, a solução que vinha diretamente dele.

Essa cobra de metal, meus irmãos e irmãs, apontava exatamente para a solução de Deus para nós hoje: aponta para Jesus, como ele mesmo diz no evangelho de hoje: LER Jo 3.14.

Deus quer que olhemos para Jesus para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna (Jo 3.15).

Assim, a única solução para nosso pecado e nossa falta de confiança em Deus é esta – olhemos para Jesus! Se você tem sofrido com doença, falta de trabalho ou dinheiro, conflitos familiares, problemas emocionais, falta de amor a Deus e ao próximo, angústia ou desânimo, com o peso do pecado, Deus convida você a olhar para Jesus.

Olhemos para Jesus! Olhe para Jesus com o coração – coloque sobre Ele toda sua angústia, dor e fraqueza, deposite nele toda a sua confiança e fé. Em oração nós levamos tudo isso a Deus, através de Cristo, e Ele nos responde com seu Espírito em sua Palavra e Sacramentos e através dos irmãos na fé.

Na epístola Paulo nos diz: Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la (Ef 2.8-9).

Esta solução de Deus em Cristo é por graça e não podemos nem precisamos fazer algo para tê-la em nossa vida. Precisamos apenas, como os israelitas, reconhecer sinceramente nossos pecados e confiar no perdão, na força e no consolo que vem de Deus, através do Cristo que foi crucificado e levantado por nós e em nosso lugar.

Para que você e eu sejamos salvos e tenhamos paz já aqui, mesmo em meio aos sofrimentos, e por toda a eternidade, Deus nos convida para que confiantemente olhemos para Jesus! Ele está conosco em sua Palavra e Santa Ceia e nos concede a vitória sobre as cobras mortíferas do pecado, da morte e do diabo.

Olhemos para Jesus! Ele se deu por nós e está sempre pronto a nos ajudar e, principalmente, a nos dar nova vida e vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário