BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






sábado, 31 de março de 2012

Morrer para produzir vida.

Leia em sua Bíblia João 12.20-43


Eu creio que muitos de vocês fizeram na escola aquela pequena experiência de colocar grãos de feijão em um algodão molhado por alguns dias e observar como eles brotam e crescem dia após dia.


É um pequeno grande milagre: um grão que estava em um pacote junto com centenas de outros, é transformado em pouco tempo em uma planta só porque foi colocado na umidade. Na verdade, acontece com ele o que Jesus diz em nosso evangelho: Se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo (Jo 12.24).


Usando o milagre da vida que brota da morte e produz muito fruto, Jesus estava falando, em primeiro lugar, dele mesmo. Nos v. 31 a 33 lemos: Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer.


Jesus estava mostrando claramente que a sua glorificação estava em sua morte, oculta sob a cruz, para produzir vida eterna e abundante. Se Jesus não cumprisse sua missão, esvaziando-se de sua glória divina e sendo humilhado até a morte de cruz, como Paulo diz na epístola de hoje, Ele seria como o grão que está guardado: permaneceria vivo, mas não produziria frutos para o benefício de outros.


Este morrer para produzir vida é o caminho que Deus escolheu para mostrar seu amor e salvação ao mundo. O caminho das religiões humanas é bem diferente. Por exemplo, no budismo e hinduísmo existe a lei do karma: tudo o que a pessoa semear, também colherá, isto é, tudo o que uma pessoa faz na sua vida atual, terá sua recompensa ou colheita em suas vidas ou reencarnações futuras.


Se alguém, por exemplo, se comporta mal nesta vida, na vida futura poderá reencarnar ou renascer como um paralítico, um membro de uma classe inferior ou até como um cachorro, um verme ou uma barata. Se a pessoa se comportar bem, pode reencarnar como alguém rico, um santo ou um membro das classes altas. Essa lei do karma é imutável.


Se nós dependêssemos dessas religiões, estaríamos perdidos, pois nascemos já pecadores e longe de Deus. Estamos sem a glória de Deus e constantemente fazemos o que é mal, e por isso mereceríamos colher a ira, a maldição e a morte eterna. E mesmo que reencarnássemos, como elas dizem, esse processo nunca teria fim, pois é impossível ao ser humano purificar-se diante de Deus.


Mas aí entra o morrer para produzir vida de Jesus. O mal e o pecado que nós semeamos foram colhidos por Jesus na cruz, onde Ele morreu para produzir vida abundante para todos os que nele creem. A sua morte na cruz muda nosso destino, nossa situação diante de Deus.


Por isso também o que Jesus diz sobre morrer para produzir vida se aplica ao que nele crê, que o segue e o serve, como lemos nos v. 25-26: Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.  


Aqui e em outros textos onde Jesus fala de segui-lo, o que Ele quer dizer é que a pessoa que dirige todos seus esforços e interesses para si mesma e para a preservação da vida física e seus bens materiais, no final das contas perderá tudo; enquanto que a pessoa que está disposta a perder sua vida física para não perder a Cristo, terá a vida eterna.


Jesus não está nos ensinando a ser fanáticos ou radicais, odiando nosso corpo ou não usando as bênçãos materiais que Deus nos dá, mas está dizendo que não devemos colocar nosso eu e nossos desejos acima de Deus e sua vontade.


Foi o que Jesus fez. Para morrer para produzir vida, Ele sempre seguiu a vontade do Pai, como vemos no v. 27: Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é eu vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Mas depois, como diz Paulo em Filipenses 2.9-11, Ele ressuscitou e foi exaltado, e um dia será honrado por todas as criaturas do universo.


Jesus nos convida hoje também a morrer para produzir vida, meus irmãos. Morrer para nossos maus desejos, morrer para uma vida centrada apenas em coisas materiais, morrer para nosso egoísmo, orgulho e cobiça. Somos convidados a pensar, agir e viver como Cristo, como Paulo diz em Filipenses 2.5.


Isso não é fácil, porque ainda somos pecadores e temos em nós o velho homem. Não é fácil porque vivemos num mundo que não aceita Jesus como um messias nos chama a sacrificar nossos próprios interesses e a servir ao próximo, em vez de explorá-lo e humilhá-lo.


O mundo e, infelizmente, muitos que se dizem seguidores de Jesus, não entenderam que o Reino de Deus não é construído sobre a força de armas, sobre a prepotência e poder de seus líderes, sobre riquezas e prosperidade material. É o Reino do morrer para produzir vida, onde o Filho de Deus tornou-se o maior Servo, sacrificando-se na cruz por nós.


Em nossos dias repete-se o que lemos no v. 37: Eles tinham visto Jesus fazer todos esses milagres, mas não criam nele. Muita gente vai atrás de supostos milagres, mas no fundo não crê no verdadeiro Cristo, o Servo que veio morrer para produzir vida, e não para saciar nossos desejos humanos. Muitos, como os líderes judeus, gostam mais de ser elogiados pelas pessoas do que de ser elogiados por Deus, com lemos no versículo 43, e não estão dispostos a tomar a sua cruz e seguir Jesus.


Assim, meus irmãos, somos convidados pelo próprio Jesus no v. 36: Enquanto vocês tem a luz, creiam na luz para que possam viver na luz. Somos convidados a viver em Cristo e com Cristo, para junto com Ele morrer para produzir vida, vida eterna, feliz e abundante que só Cristo pode oferecer e dar de verdade.


Vamos, como diz o Salmo 118.28-29, louvar ao nosso Deus e anunciar a sua grandeza, vamos dar graças ao Senhor, porque Ele é bom e o seu amor dura para sempre, porque seu Filho Jesus veio morrer para produzir vida, vida que vem a nós hoje na Palavra e Sacramentos, onde o Cristo levantado na cruz vem a nós e nos atrai com seu amor.


Quero concluir essa reflexão com o hino 398 do Hinário Luterano, que mostra o morrer para produzir vida em Cristo e em nosso viver como seus discípulos.


Amoroso e humilde Servo, carregaste a nossa dor,

E, na cruz, desamparado, nos remiste em grande amor.

Não apenas te adoramos com os lábios a cantar,

Mas a ti, inteiramente, nos queremos consagrar.


Muitos andam solitários, os famintos pedem pão,

Outros buscam liberdade, tantos gemem na aflição;

Como vieste compassivo aos que sofrem aliviar,

Queiras hoje ser consolo para os fracos amparar.



Possa a luz reveladora deste amor esclarecer

Nossa mente pecadora, inspirando-nos a ver

Neste mundo os sofredores e em teu nome os amparar.

Mostra-nos como é sublime teu amor compartilhar.


        Que assim seja com cada um de nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário