BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






sábado, 24 de março de 2012

QUEM É O MAIS IMPORTANTE?


Leia em sua Bíblia Marcos 10.35-45

Começo esta reflexão com uma nota publicada na revista Veja de 21 de março (p. 53):
 

FRANQUIA MAIS BAIXA – Até recentemente havia uma regra não escrita na Igreja Universal: o bispo Edir Macedo só deixava que um novo templo fosse aberto se tivesse certeza de que poderia arrecadar ali um mínimo de 150 000 reais por mês. Menos do que isso não valia a pena. A concorrência nos calcanhares, sobretudo da Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago, obrigou a Universal a adotar uma nova estratégia de franquia. Agora, basta o candidato provar que o templo faturará 50 000 reais por mês, no mínimo, e terá a autorização para abrir as portas.
 

Vimos durante toda esta semana que esta não é a única estratégia da Igreja Universal (IURD)para atingir sua concorrente mais forte, a Igreja Mundial de Valdemiro Santiago.
 

            Desde domingo (18.03) a TV Record, de Edir Macedo, vem repetindo insistentemente a reportagem que mostra denúncias de mau uso das ofertas arrecadadas pela igreja de Valdemiro que, aliás, era pastor da IURD antes de fundar sua própria igreja.
 

É interessante lembrar que a própria IURD e seu líder, Edir Macedo, já foram denunciados pelos mesmos motivos, e Edir também ficou milionário depois de fundar sua igreja.
 

Na Veja da semana anterior (14.03) também aparecem denúncias contra líderes de outras igrejas, uma até muito famosa e também com muitos membros no Brasil.
 

Tudo isso, meus irmãos, só reforça o que já dissemos outras vezes: alguns tipos de igreja não deveriam usar o título de “evangélica” ou “de Deus”. Pois o que menos se vê nelas é a pregação do verdadeiro Evangelho e o fazer a vontade de Deus. Para confirmar isso, vamos olhar para alguns versículos dos textos de hoje (textos do 5o. Domingo na Quaresma).
 

ü O Salmo 119 diz nos v. 14 e 16: Fico mais alegre em seguir os teus mandamentos do que em ser muito rico. As tuas leis são o meu prazer; não esqueço a tua palavra. Para muitos líderes de igrejas por aí, esses versículos ficariam assim: Fico mais alegre em ficar rico do que em seguir teus mandamentos. A riqueza é o meu prazer; não esqueço de pedir mais dinheiro ao povo.

ü Em Hebreus 5.7-9 lemos: Durante a sua vida na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus. Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. Enquanto Jesus chorou e sofreu por nós, ficando fiel à sua missão até a morte na cruz, esses líderes de igrejas choram para pedir mais dinheiro, ao mesmo tempo em que não pagam suas contas e usam as ofertas para proveito pessoal. Além disso, pregam um Jesus que vem salvar o corpo e o bolso, e não para dar salvação eterna, como diz o texto em Hebreus.

ü No Evangelho de Marcos 10, Jesus diz nos v. 42-45: Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos tem autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva aos outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja  escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para ser servido e dar a sua vida para salvar muita gente. O que vemos em muitas igrejas é gente se servindo do povo para enriquecer, viajar em jatos particulares e helicópteros, comprar propriedades, aviões e carros de luxo, enfim, viver vida de rei, e no de servo, como Jesus ensina e como ele e seus verdadeiros apóstolos viveram.
 

Tudo isso é feio, é triste e detestável e infelizmente essa lama respinga em muitos cristãos e igrejas que procuram pregar e viver o Evangelho puro de Jesus. Mas, tudo isso não é novidade, pois o que levou Jesus a dizer o que ouvimos há pouco foi uma disputa por cargos e poder, exatamente como acontece hoje entre os líderes religiosos. Ouçam os v. 37 e 41: Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João.
 

Os próprios discípulos ainda não tinham entendido qual era a missão de Jesus e que seu reino seria totalmente diferente dos reinos do mundo. Enfim, quando eles começaram a disputar cargos (e essa não foi a única vez), a questão em jogo era esta: Quem é o mais importante?
 

Sim, quem é o mais importante? Essa pergunta também mexe com a gente, provoca coceira em nossos lábios e ouvidos. Somos hoje também tentados a pensar que somos mais importantes do que nossos irmãos na fé e do que aqueles que ainda não crêem em Jesus.
 

Se somos membros ou pastores fiéis na igreja, é grande a tentação de nos acharmos mais importantes. Mas os critérios de avaliação de Jesus são a humildade e o serviço aos outros, seguindo o seu próprio exemplo, que o levou até a morte na cruz.
 

Quem é o mais importante? Jesus diz que é aquele que serve. Nós, mesmo sendo cristãos, muitas vezes preferimos ser servidos – pela igreja, pelo pastor, pelo irmão, pelo cônjuge, pelos pais, pelos filhos, pelos empregados, e assim por diante.
 

Por isso, ao vermos essa vergonha relacionada a igrejas e seus líderes por aí, isso deve não só nos fazer ficar indignados, mas nos fazer olhar para nós mesmos e reconhecermos que não somos muito diferentes: nós também queremos ser servidos, ter reconhecimento, ser aplaudidos e ter poder, nem que isso seja disfarçadamente.
 

Por isso, a melhor resposta à pergunta sobre quem é o mais importante, e que deve sempre estar em nossas mentes e corações, é esta:
 

Ø Jesus Cristo, que veio trazer a nova aliança prometida por Deus através de Jeremias, que diz no texto de hoje: Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades. Eu, o SENHOR, estou falando (Jeremias 34.31c).

Ø Jesus Cristo, aquele que se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, como lemos em Hebreus 5.9.

Ø Jesus Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente, como ele mesmo diz em Marcos 10.45.
 

Jesus, o Filho de Deus, o mais importante, desceu do céu, viveu humildemente entre nós, cumprindo toda a lei e vontade de Deus em nosso lugar, sofreu e foi humilhado, morrendo na cruz por nós para pagar pelos nossos pecados – egoísmo, inveja, preguiça, cobiça e tantos outros. É por causa disso que podemos ser servidos pelo seu amor e perdão, recebendo dele a salvação eterna e vida nova já aqui neste mundo.


É porque Jesus, e não eu, vocês ou qualquer líder ou membro de igreja ou qualquer pessoa no mundo, porque Ele é o mais importante, que nós podemos servir a Deus levando ao próximo – a todos que Deus coloca em nosso caminho – esse amor que salva a todos porque não busca poder ou fama, riquezas ou benefícios próprios, mas busca apenas dar perdão, vida e salvação eterna, de graça, pela fé em Cristo.
 

Eu e vocês sabemos quem é o mais importante: Jesus Cristo, nosso amado Salvador! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário