BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 4 de setembro de 2012

Jesus é o purificador de corações.


Leia em sua Bíblia Marcos 7.14-23
 
 
Um dos assuntos cada vez mais comentados e que mais e mais mexe com as pessoas, governos, empresas e organizações sociais é a poluição do meio ambiente. Há pouco tempo tivemos no Brasil a Rio + 20, conferência mundial sobre clima, meio ambiente e poluição.
 

Cada vez mais se fala em “economia verde”, com empresas e governos incluindo em seus planos e ações as questões de meio ambiente e ecologia.
 

A poluição é algo que vem de fora e entra em nosso corpo, nos fazendo mal. Faz mal a todos os seres vivos e ao nosso planeta e, por isso, é realmente necessário que todos tentemos diminui-la e procuremos limpar o ambiente em que vivemos.
 

Mas há uma poluição que nenhum ser humano é capaz de limpar. Enquanto a poluição do ar é feita pela queima de combustíveis e entra em nós, esta outra poluição é produzida pela queima de algo interno e que sai de nós – é a poluição que vem do coração, chamada pecado. É o nosso pecado – o meu e o seu – que polui o mundo e os corações das pessoas.
 

Nosso pecado vem de um coração que já nasce poluído, impuro, contaminado pelo mal e afastado da verdadeira fonte de pureza, santidade, beleza e amor – Deus. É por isso que no evangelho de hoje Jesus diz: O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vem os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, as calúnias, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentroe faz com que as pessoas fiquem impuras (v. 20-23).
 

Jesus estava ensinando ao povo que os alimentos entram e saem do nosso corpo pelo caminho natural e não nos contaminam. Ele disse isso depois que os líderes judeus reclamaram que os seus discípulos comiam sem lavar as mãos. É claro que Jesus não era contra a higiene e a limpeza. Mas criticou aqueles lideres davam mais valor às regras de higiene que aos mandamentos de Deus e o amor ao próximo.


A verdadeira contaminação, diz Jesus, vem de nosso coração poluído e é isso que nos faz ficar impuros e poluir os outros. O apóstolo Paulo, em Gálatas 5.19-21, diz que desse coração poluído, que chama de “natureza pecadora” ou “carne”, vem a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas.
 

Assim é o coração humano – também o meu e o seu. E não há pessoa, governo ou ONG que possa limpa-lo ou tirar sua poluição. Para descontaminar corações é necessário algo e alguém especial. E se o desejo de despoluir o mundo é chamado de “onde” ou “economia verde”, podemos dizer que para despoluir corações precisamos de um verdadeiro salvador “verde”.
 

Esse Salvador existe e age cortando a poluição do pecado na sua fonte. Ele está no ramo de criar corações puros, como cantamos no Salmo 51.10 e na liturgia, e como Ele diz em Ezequiel 35.26: Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente.
 

Essa limpeza de corações começa com o chamado desse Salvador ao arrependimento: Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração (Joel 2.13a). Esse Salvador, é claro, é o próprio Jesus. Ele completou sua obra de purificação do mundo na cruz, onde venceu o grande poluidor de corações – o diabo.
 

Quando veio ao mundo, Jesus limpou e consertou corações sujos e despedaçados pelo pecado. Hoje, Ele continua purificando cada vez que alguém ouve sua Palavra e é tocado pelo seu Espírito Santo e, arrependido, recebe o perdão de seus pecados em Jesus. Um coração sujo e poluído se torna, pela obra de Jesus, limpo e puro.
 

E assim como as hidroelétricas e usinas eólicas (movidas a vento) são chamadas de fontes de energia limpa, o coração purificado por Jesus também libera energia limpa, produzida pelo próprio ES de Cristo em nós. Paulo fala dos frutos dessa energia limpa do coração em Gálatas 5: Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.
 

Jesus é o purificador de corações. E não existe outro, pois a salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos, nos diz Pedro em At 4.12. É o seu sangue, derramado na cruz, que nos limpa de todo pecado, diz João (1 João 1.7).
 

Jesus é o purificador de corações. Todos nós precisamos que Jesus nos limpe, todos os dias, pois todos temos corações poluídos. Se alguém acha que não, veja o que diz João: Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós (1 João 1.8,10).
 

É preciso reconhecermos que somos pecadores de corações poluídos e pedir a Jesus que nos purifique. Ele mesmo nos convida, dizendo: Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar (Joel 2.13b). Se confessarmos nossos pecados, afirma João, Deus cumprirá sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade (1 João 1.9).
 

Com o coração limpo e purificado por Jesus, seremos também guiados e energizados pelo ES para produzir os frutos da fé, que já vimos antes. Do nosso coração fluirão rios de água viva, como diz Jesus em João 7.38.
 

Jesus é o purificador de corações. Ele nos purifica e passa a viver em nós, como é dito em Gálatas 2.20: Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e deu a si mesmo por mim.


O mundo hoje discute políticas ambientais e energéticas. Para nós, cristãos e filhos de Deus por causa da purificação de nossos corações em Cristo, a melhor “política ambiental” e “energética” nesta época “verde” dos domingos depois de Pentecostes, é esta: corações purificados e habitados por Jesus, energizados e guiados pelo Espírito Santo.
 

Muita gente sofre no mundo por causa da poluição ambiental. Mas muito mais sofrimento e morte são causados por corações poluídos pelo pecado. Todas as pessoas precisam, então, de Jesus para despoluir e dar vida nova aos seus corações. É nossa missão como pessoas já purificadas por Cristo e guiadas pelo seu Espírito, mostrar a todos que Jesus é o purificador de corações.

 
        Jesus é o Salvador “verde” para nosso meio ambiente interno, poluído e destruído pelo pecado. Que bom que Jesus é o purificador de corações. Vamos continuar pedindo sua limpeza em nós e cada vez mais levar Cristo para todos, pois Ele sempre nos purifica e acompanha, e ainda quer purificar muitos corações. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário