BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Jesus faz tudo bem feito!

 
Leia em sua Bíblia Marcos 7.31-37


Uma vez uma pessoa de muita experiência de vida me disse o seguinte, comentando sobre a nossa política: “Quando alguém entra para a política, perde duas coisas: a memória e a vergonha”. Infelizmente, tirando algumas exceções, vemos que de fato é assim em nosso Brasil.
 

É incrível ver pessoas que, na época de campanha eleitoral, de repente começam a cumprimentar todo mundo e são quase “perfeitos”, prometendo fazer tudo muito bem e resolver os problemas da cidade, estado ou país. Quando assumem os cargos, essa “perfeição” e as promessas desaparecem. Alguns chegam a dizer que sempre fizeram o melhor para o povo, mesmo com provas de que são corruptos e com o povo de seu estado não vendo nada melhorar em sua vida há muitos anos, como no Maranhão, por exemplo.
 

Em nossa igreja também há eleições, como a assembleia para escolher uma diretoria ou para chamar um novo pastor. E, se na política esperamos que os políticos cumpram a promessa de fazer as coisas bem feitas, na igreja também esperamos que a diretoria e o pastor façam tudo bem feito. No entanto, depois de um tempo, a nova diretoria ou o novo pastor já começam a ser criticados e cobrados, e alguns até pensam que eles não fazem nada bem feito.
 

A verdade, meus irmãos, é que nem os políticos, nem os pastores e nem os membros da igreja fazem tudo bem. Apenas uma pessoa fez e faz tudo bem feito: Jesus faz tudo bem feito!
 

Jesus faz tudo bem feito! Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem! Foi isso o que disseram as pessoas após Jesus abrir os ouvidos e a boca de um homem trazido por seus amigos até ele. Ele ouviu o pedido deles, tirou o homem do meio da multidão e, colocando suas mãos sobre ele, o curou.


Jesus faz tudo bem feito! Este e muitos outros milagres de Jesus apontavam para quem Ele era – o Filho de Deus – e o que Ele veio ser – o Salvador prometido por Deus no AT, como ouvimos hoje na leitura de Isaías 35 e no Salmo 146.
 

            Ele é aquele que veio fazer tudo muito bem, e fazer o maior bem: a obra da salvação, pela morte na cruz e pela gloriosa ressurreição. E justamente porque Ele faz tudo bem feito é que podemos sempre estar aqui na casa de Deus, onde alguém chamado e preparado por Deus nos guia e alimenta com a Palavra e a Santa Ceia para podermos cumprir a missão da vida de cada um de nós: levar o amor de Cristo para todos, como lemos nestes versículos:

·         Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês (Jo 20.21)

·         Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês (Mt 28.19-20a).
 

Jesus faz tudo bem feito! Nós, pecadores, não fazemos tudo bem. Muitas vezes ouvimos, mas não praticamos a Palavra de Deus. Por isso é que Tiago nos diz na epístola de hoje: Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova. Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los. Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática (Tg 1.19-22).
 

Por mais que eu e vocês nos esforcemos, nunca vamos fazer tudo bem feito, pois o pecado contamina todo nosso viver, como Jesus diz em Marcos 7.21, que todo o mal vem do coração pecaminoso.
 

Mas, como pecadores perdoados e purificados por Deus através de Cristo, nós vamos nos esforçar cada dia para fazer o melhor: eu, como pastor, vou procurar sempre pregar e ensinar a Lei e o Evangelho de Deus a todos vocês, para que Deus fortaleça a fé de vocês e os conduza para que vocês levem o amor de Cristo a todos, praticando a fé no dia a dia, como diz Tiago.
 

Vocês e eu vamos procurar viver nessa fé cada dia, buscando na Palavra e Santa Ceia o alimento e orientação para a vida cristã. E assim, através do Evangelho que o pastor prega e que todos nós testemunhamos aos outros com nossas palavras e ações, Jesus continua abrindo ouvidos e corações, e bocas começam a falar da salvação sem parar, dizendo: Tudo o que faz ele faz bem.
 

Esta foi a reação do homem curado por Jesus e de seus amigos. Esta é a melhor reação que Deus quer provocar em nós, através do Evangelho de Cristo: que a gente ouça, aprenda e pratique o Evangelho como um estilo de vida, uma marca registrada, um viver diário, e não como os slogans políticos que só funcionam na campanha - não sendo cristãos só no domingo ou achando que trabalhar pela ou na igreja é apenas ajudar quando há alguma atividade especial. Deus quer que façamos as coisas bem feitas no dia a dia, pois o culto continua em cada dia da vida e na relação com as pessoas, em que o maior ingrediente deve ser o mesmo que Deus aplica para nós: o perdão e o amor de Cristo.
 

Para isso acontecer, Deus precisa nos sacudir e apontar nossos pecados com a Lei, para nos tirar do comodismo, das desculpas, da “mornidão”, do sentimento de que “eu já fiz muito pela igreja...”, para lembrar-nos de que precisamos sempre de novo do Salvador para nos livrar de nosso falso orgulho. É como Tiago diz: Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo (Tg 1.26). E também: Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta (Tg 2.17,2).


Então, quando nos damos conta de que nós não fazemos tudo bem e nada somos diante de Deus, o Senhor nos apresenta o doce Evangelho, que nos salva e nos motiva a viver na fé viva que vem de Jesus e que nos é dada pelo seu Espírito Santo.
 

Jesus faz tudo bem feito! É em Jesus que devemos buscar forças e orientação para usar bem nossos dons, bens, tempo e tudo que Deus nos dá, e para sermos conduzidos na fé verdadeira. É a Jesus que devemos seguir, orar e entregar nossas vidas cada dia.
 

É a Jesus que todos nós servimos com alegria, pois Ele nos salva sem merecermos e nos dá as riquezas do seu Reino. É a Ele que conduzimos os que ainda são surdos, cegos e mudos espiritualmente, para que através do Evangelho Ele coloque sobre eles suas mãos amorosas e diga: Efatá - abra-se!
 

Assim, meus irmãos, muitos também saberão e crerão que Jesus faz tudo bem, serão salvos e sairão anunciando isso a todos, como nós queremos sempre fazer, cheios de alegria!
 

E é para isso que nós somos parte da Igreja, o corpo de Cristo – para levar Cristo para todos e aquecer o coração de muitos com sua salvação. É para isso que a igreja tem pastores – para ensinar-nos, guiar-nos e fortalecer-nos com a Palavra e Sacramentos, para cumprirmos esta maravilhosa missão.
 

Jesus faz tudo bem feito! Que ele use a cada um de nós – crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres - para fazer o maior bem que existe: salvar pessoas com o seu amor, através do seu Evangelho!
 

E por que Jesus faz tudo bem feito, nos alegramos com o salmista, dizendo: Aleluia! Que todo o meu ser te louve, ó SENHOR (Sl 146.1). Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário