BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 18 de setembro de 2012

Senhor, ajude-me a ter mais fé!


 
Leia em sua Bíblia Marcos 9.14-29
 

Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não tem fé? (Mc 4.40).

Não tenha medo; tenha fé! (Mc 5.36).

Minha filha, você sarou porque teve fé. (Mc 5.34)

E ficou admirado com a falta de fé que havia ali (Mc 6.6).

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! (Mt 8.10)

Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda! (Mc 9. 24)
 

Jesus usou muitas vezes a palavra fé. Os apóstolos, especialmente Paulo, também fizeram grande uso desta pequena palavra, tanto em situações positivas como negativas.
 

E o que é, biblicamente, fé? Segundo lemos em Hebreus 11.1, a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. E então o texto segue com vários exemplos de pessoas que tiveram fé, que sofreram e até morreram pela sua fé no Deus verdadeiro e que foram aprovadas por Ele por causa dessa fé.
 

Fé é crermos, acreditarmos, confiarmos no que não podemos ver, como é a fé em Jesus Cristo. Aliás, a fé começa em e com Jesus e é ele quem a mantém e aperfeiçoa em nós, como lemos também em Hebreus (12.2): Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa.
 

E como esta fé, que vem de Jesus e é aperfeiçoada por ele, vem a nós? Ao contrário do que muitos pensam e dizem, não podemos chegar à fé ou crer em Jesus por vontade própria, por uma decisão ou esforço pessoal, pois, como diz Paulo em Efésios 2 (1,3), vocês estavam espiritualmente mortos. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus. Nascemos mortos espiritualmente e inimigos de Deus – sem possibilidade alguma de sozinhos podermos crer.
 

Lutero afirma o mesmo, na explicação do terceiro artigo do Credo, dizendo que “por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele”. Então, como recebemos esta fé?
 

A fé em Cristo nos é dada pela ação do Espírito Santo. Em Romanos 10.17, Paulo nos diz que a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Lutero coloca isso assim na explicação do Credo: “Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé.”
 

Para quem foi batizado ainda criança, a fé lhe foi dada no momento do seu batismo, quando nascemos de novo pela água e o Espírito, como Jesus nos diz em João 3.5. No batismo o Espírito Santo também nos coloca no coração a fé em Jesus, que vai sendo depois alimentada, fortalecida e sustentada pelo ouvir do Evangelho e, mais tarde, também pelo comer e beber o corpo e sangue de Cristo na Santa Ceia.
 

É por causa de Cristo que recebemos a salvação de Deus, e quem nos liga a Cristo é a fé que o seu Espírito nos dá. Em Romanos 3.28 e Efésios 2.8, Paulo afirma: Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda. Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé.
 

Assim, crendo em Jesus Cristo como nosso único e verdadeiro salvador, somos salvos por Deus, recebemos seu perdão, vida e salvação eterna. Isto é ser salvo pela fé – não simplesmente fé em Deus, mas fé no seu Filho Jesus Cristo, que veio ao mundo para revelar a salvação do Pai.
 

Paulo resume isto assim: Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus (2Tm 1.9).
 

Então, podemos resumir tudo assim:
 

- fé verdadeira é a confiança unicamente em Cristo e na sua obra de salvação por nós;

- esta fé não se baseia no que vê, mas no que espera pelas promessas de Deus;

- ela nos é dada pelo próprio Deus, através do Espírito Santo;

- ela é indispensável para recebermos a salvação e as bênçãos de Deus em Cristo, e sem ela não podemos agradar a Deus, como lemos em Hebreus 1.6.
 

Em nosso evangelho de hoje, o pai que pede a Jesus para curar seu filho, endemoniado desde criança, ouve Jesus lhe dizer: Tudo é possível para quem tem fé. E então responde a Jesus: Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda! Em outra ocasião, os discípulos de Jesus também lhe pediram: Aumente a nossa fé (Lc 17.5).
 

Este é pedido que todos nós também precisamos fazer hoje e cada dia de nossa vida, meus irmãos: Senhor, ajude-me a ter mais fé! Porque ouvir e falar sobre fé não é difícil, mas realmente ter fé e viver na fé dia após dia, não é coisa fácil.
 

É tão difícil que o apóstolo Tiago em sua carta nos diz que fé apenas da boca para fora é morta (Tg 2.26) e mostra que se alguém pensa que tem fé e é religioso, mas não sabe controlar sua língua, por exemplo, tem uma fé e religião que nada valem! (1.26) E no capítulo 3, (Tg 3.1-12), ele volta ao assunto, mostrando como nossa língua pode tanto mostrar nossa fé como nossa falta de fé.
 

Quando escuto aquele pai e os discípulos pedindo a Jesus para aumentar sua fé, eu me coloco no lugar deles, meus irmãos, pois diante de tantas promessas e bênçãos de Deus, vejo que confio muito pouco. Preciso todos os dias pedir: Senhor, ajude-me a ter mais fé!

 
         Vocês e eu precisamos sempre pedir de novo que Jesus nos ajude a ter mais fé, pois o pai da mentira, o diabo, não descansa e quer destruir nossa fé e tirar de nós o conforto, o consolo, o alívio e o descanso que só Jesus pode nos dar, por meio da fé.
 

Precisamos pedir: Senhor, ajude-me a ter mais fé! E então agir como o apóstolo nos diz em Hebreus 10.23-25: Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.
 

Que o Senhor nos ajude a ter mais fé, nos fazendo sempre ouvir, ler e estudar mais e mais sua Palavra e receber Cristo na Santa Ceia. Que fortalecidos na fé em Cristo, sejamos fortalecidos no amor uns aos outros e em nossa comunhão de perdão e ajuda um ao outro, e possamos então dizer com o apóstolo: Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos (Hb 10.39).
 

Orem comigo agora, irmãos e irmãs: Senhor, ajude-me a ter mais fé! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário