BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O maior é aquele que serve

Leia em sua Bíblia Marcos 9.30-37


Em nosso Evangelho de hoje, Jesus disse aos discípulos que ele iria ser morto e depois ressuscitaria. Logo depois, durante a viagem a Cafarnaum, os discípulos ficaram discutindo sobre qual deles era o mais importante.
 

Creio que essa discussão pode ter sido causada pelo seguinte pensamento deles: “se Jesus vai morrer, um de nós terá que ser o líder do grupo no lugar dele”. E então, como crianças que discutem sobre qual pai é o mais importante, certamente não chegaram a um acordo, pois é o tipo de discussão que nunca termina.
 

Quando Jesus perguntou-lhes sobre o que discutiam, ficaram quietos, como uma criança surpreendida fazendo uma arte. E então lhes ensinou uma lição que contraria totalmente a visão humana sobre poder, grandeza e importância.
 

Primeiro, Jesus mostra que a ordem das coisas no Reino de Deus é oposta às dos reinos do mundo: Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.
 

Jesus mais uma vez coloca de cabeça para baixo o que os discípulos sabiam, como faz também no sermão do monte, por exemplo, em Mateus 5 a 7. O mundo mede a grandeza pela fama, poder, riqueza, pelos aplausos que alguém recebe por suas realizações, por quanta gente está a seu serviço. Assim como hoje, o povo e os líderes no tempo de Jesus se importavam muito com o lugar e o status de uma pessoa na sociedade.
 

Jesus então vem com uma ideia totalmente diferente, nova, podemos dizer até revolucionária aos ouvidos dos discípulos e também para nós hoje: se você quer ser o primeiro, você deve tornar-se servo de todos os outros! Se você quer ser grande aos olhos de Deus, você terá que servir as outras pessoas.
 

Então, podemos dizer que no Reino de Cristo:
 

- não é uma questão de quantas pessoas me servem, mas de quantas pessoas eu sirvo;

- não é uma questão de quantas pessoas me aplaudem e elogiam, mas de quantas pessoas eu encorajo, animo e elogio;

- não é uma questão de quantas vezes as pessoas falam comigo ou me ajudam, mas quantas vezes eu converso com os outros ou os ajudo;

- a maneira de viver não é deixar os outros fazerem todo o trabalho, mas descobrir de que jeito eu posso visitar o desanimado, o doente, o enlutado, o solitário ou o necessitado e ajudá-lo.
 

Enfim, Jesus está nos dizendo que a grandeza no seu Reino está em cada vez mais e melhor servirmos uns aos outros com o mesmo amor que Ele nos serviu e ainda serve.
 

Continuando sua lição sobre o ser importante, Jesus diz: Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará também me recebendo. E o que isto tem a ver com ser grande aos olhos de Deus?
 

É bom lembrarmos que na época de Jesus, as crianças tinham pouco valor e eram muito vulneráveis. Calcula-se que metade das crianças morriam antes dos 16 anos, por fome, doenças, guerras. Por sua fragilidade, elas dependiam em tudo dos adultos, como também é hoje. Alguém naquele tempo valorizar uma criança como Jesus fez nesta e em outras ocasiões, era algo totalmente impensável.
 

Além disso, as crianças não procuram fama, dinheiro, status ou poder como modo de vida. Elas são simples, perdoam com facilidade, são dependentes e confiam nos adultos, não se preocupam com o futuro e não querem ser melhores que os outros, pelo menos enquanto não são contaminadas pelo espírito de competição e disputa do mundo adulto.
 

Quando ajudamos uma criança, ela não pode nos recompensar com riqueza, prestígio ou poder, não pode melhorar nossa posição social. Talvez ela nos diga “obrigado”, e só.
 

Assim, Jesus está nos mostrando que ser grande no Reino de Deus é servir àqueles que são como as crianças – aqueles que não podem nos recompensar, aqueles que são desprezados pelo mundo, aqueles que não vão aumentar nosso prestígio ou riqueza e nem vão nos fazer “aparecer” diante das pessoas.
 

É para este tipo de vida de serviço ao outro que Jesus chamou os discípulos e chama a cada um de nós, hoje. Não é uma coisa fácil de fazermos, porque é muito mais fácil e agradável fazermos coisas que nos trazem elogios e recompensas, ou então pagarmos para alguém fazer o serviço por nós...
 

Não é um estilo de vida fácil porque nossa natureza pecadora nos faz pensar em nós mesmos em primeiro lugar, em nossas necessidades e preferências em vez de nas dos outros.
 

Não é fácil viver assim porque aí estaremos fazendo o que Deus espera de nós, e não o que o mundo e o diabo querem. Como diz Tiago em sua epístola, ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus (Tg 4.4). Então, vivendo como Deus quer, o mundo se torna nosso inimigo e aí nadamos contra a corrente.
 

Por isso, precisamos sempre pedir a Deus o que ouvimos no culto passado: Senhor, ajude-me a ter mais fé! Precisamos cada dia que Deus nos fortaleça a fé e nos guie no seu caminho com seu Espírito Santo.
 

Meus irmãos, como disse um pastor, “no mundo sempre haverá disputas, mas que entre nós haja serviço. Que sejamos unidos no trabalho para que o Reino de Deus cresça. Que sejamos humildes servos uns dos outros. Que tenhamos a clareza de que dependemos de Deus. Que reconheçamos continuamente que se há alguém MAIOR entre nós, este alguém é CRISTO!” (Pr. Nelson Altevogt – IECLB).
 

Cristo, o maior, tornou-se o menor e o mais desprezado entre os homens, deixando a glória celeste para nos servir com sua morte e ressurreição. Por causa dele podemos pedir perdão ao Pai por todas as vezes que falhamos em servir ao próximo e uns aos outros, e podemos pedir que o seu Espírito nos guie e nos dê forças para que a luz de Cristo, o servo Salvador, brilhe através de nós quando servimos aos outros com seu amor, e assim, como diz Tiago, plantamos sementes da paz de Deus nos corações.
 

Servindo a Deus e ao próximo em humildade, confiando e dependendo totalmente de nosso Pai celeste, acontecerá um dia o que Tiago nos diz: Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra (Tg 4.10).
 

Que Jesus, nosso amado Salvador, que nos serviu para termos perdão, vida e salvação, nos faça viver e servir assim! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário