BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 8 de abril de 2013

Com sua paz, Jesus nos envia!


Leia em sua Bíblia João 20.19-31 e Apocalipse 1.4-18

O texto do evangelho de hoje, que nos relata dois encontros do Cristo ressuscitado com seus discípulos – um no domingo de Páscoa e outro no domingo seguinte, é riquíssimo em temas e ensinos de fé para nossas vidas. Podemos falar:

- do poder divino de Jesus, que estava vivo em carne e osso e entrou na sala trancada sem abrir a porta;
- da sua paz, com a qual ele saúda e tranquiliza os discípulos e a nós – uma paz diferente daquela que o mundo dá (Jo 14.27, 16.33; Cl 1.20);
- da incredulidade de Tomé e da bem-aventurança do crer sem ver;
- do porque o evangelho foi escrito, qual o objetivo de termos a vida e obra de Jesus relatadas por João e mais três evangelistas.

E podemos também falar do que Jesus disse após deseja sua paz aos discípulos, no versículo 21: Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.

Como fez aquele dia com seus discípulos, Jesus também faz hoje com todos e cada um de nós: Com sua paz, Jesus nos envia!

Mas, para que Jesus enviou os discípulos e hoje envia a nós? Jesus nos envia: (a) para anunciarmos seu perdão, como vemos no versículo 23, e (b) para servirmos com seus sacerdotes, como lemos em Apocalipse 1.6: e fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e Pai.

Com sua paz, Jesus nos envia, para anunciarmos seu perdão. Jesus não só nos envia como também nos dá sua autoridade para perdoarmos pecados aos que confessam seus pecados e creem na misericórdia de Deus em Cristo, e não dar o perdão aos que não se arrependem e/ou não creem em Cristo.

Este envio de Jesus também é chamado de Grande Comissão e é dito por Jesus de outras formas em Mateus 28.19-20, Marcos 16.15-16, Lucas 24.45-49 e Atos 1.8.

Os discípulos, especialmente depois de receberem o Espírito Santo prometido por Jesus, no Pentecostes – 50 dias depois da Páscoa – cumpriram esta missão recebida de Jesus mesmo quando ameaçado, perseguidos e presos, como lemos em Atos 5.11-32. Pedro corajosamente diz aos líderes religiosos que os prenderam: Nós somos testemunhas de tudo isso – nós e o Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem.

Com este mesmo Espírito que Pedro e os discípulos tinham, hoje, com sua paz, Jesus nos envia para anunciarmos seu perdão. Este Espírito Santo, que recebemos no batismo e que continua vindo a nós na Palavra e Santa Ceia, nos dá coragem para usarmos as chaves que abrem as Escrituras – Lei e Evangelho – e a chave que abre o céu para as pessoas – o perdão conquistado por Jesus com seu sangue na cruz.

Se nos falta coragem, iniciativa, ânimo e ação para anunciarmos o perdão de Cristo para as pessoas que Deus põe em nosso caminho, não é porque o Espírito em nós é menor ou mais fraco que o que os discípulos tinham.

Certamente é porque, como Tomé, muitas vezes duvidamos da Palavra e do poder de Deus, ou porque não alimentamos a fé como deveríamos – a média de participação dos membros em muitas igrejas é baixa - e consequentemente também não nos aprofundamos na Palavra de Deus que precisamos conhecer bem para levar sua mensagem aos outros.

No entanto, Jesus não desiste de nós e não muda de ideia: com sua paz, Jesus nos envia, também para servirmos como seus sacerdotes. João, no texto de Apocalipse que lemos hoje, diz que Jesus nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados, e fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e Pai. A Jesus Cristo sejam dados a glória e o poder para todo o sempre! Amém. (Ap 1.5c-6).

João aqui repete o que Pedro nos diz em sua primeira carta: Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).

Os sacerdotes eram aqueles que serviam a Deus levando ao Senhor os sacrifícios, ofertas e orações do povo. Jesus foi tanto o sacerdote perfeito como o sacrifício perfeito para Deus em nosso favor, de uma vez por todas (Hb 4.14-5.10).

Jesus agora nos envia para servirmos como seus sacerdotes, em espírito de humildade como ele mesmo tinha (Fp 2.5-11) e como diz o rei Davi no Salmo 51.17: Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.

Como Jesus, somos sacerdotes e também apresentamos sacrifícios de adoração a Deus, como Paulo nos diz em Romanos 12.1: Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.

Como enviados de Jesus como seus sacerdotes, nossa principal missão é anunciar seu perdão e maravilhosa salvação a todos. Por isso, como diz um estudioso bíblico (Rodolfo Blank, CPH, 1999, p.573), vamos também:

- Dar honra e glória ao que envia (Jo 5.23, 7.18).
- Fazer a vontade e as obras do que envia (Jo 4.34, 5.30-38, 6.38-39, 9.4).
- Proclamar as palavras do que envia (Jo 3.34, 7.16, 12.49, 14.10,24).
- Prestar contas ao que envia (Jo 17).
- Dar testemunho em favor do que envia (Jo 5.36, 7.28-8.26).
- Agir como representante do que envia (Jo 12.44-45, 13.20, 15.18-25).
- Exercer a autoridade delegada pelo que envia (Jo 5.21-22,27, 13.3, 17.2, 20.23).
- Conhecer o que envia, ter comunhão com ele (Jo 7.29, 8.16, 15.21, 17.8,25, 16.31, 18.29).
- Seguir o exemplo do que envia (Jo 13.16).

Tudo isso nós só podemos fazer tendo em nós o Espírito Santo, e mesmo assim ainda seremos imperfeitos porque ainda somos pecadores. Mas, como Jesus não rejeitou os discípulos depois de o terem abandonado e negado, nem a Tomé por ele não ter crido na ressurreição, porém assim mesmo os abençoou e enviou com sua paz, autoridade, poder e seu Espírito, ele insiste em nos enviar hoje para que, anunciando seu perdão e servindo como seus sacerdotes, as pessoas creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele, com diz João no final de nosso texto.

Jesus envia vocês e eu, meus irmãos. Fortalecidos pela Palavra e Santa Ceia, deixemos de lado o medo, o desânimo, as desculpas e o comodismo. Temos à nossa disposição a paz, o amor, o perdão e o poder de Cristo, com seu Espirito Santo. Ele, com sua paz, nos envia.

Que possamos sempre responder ao seu envio com as palavras do profeta Isaías: Aqui estou eu. Envia-me a mim! (Is 6.8). Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário