BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 29 de abril de 2013

O DNA do cristão é o amor


Leiam em sua Bíblia João 13.31-35

Podemos dizer que, hoje em dia, nem mãe se falsifica mais, pois o teste de DNA é prova infalível de maternidade ou paternidade. Mas, quando não há desconfiança ou não há dinheiro para se fazer o teste de DNA, uma falsa mãe pode se passar por uma mãe verdadeira para sempre.

Hoje em dia quase tudo é falsificado ou copiado: roupas, calçados, CDs, remédios, bebidas, cigarros, aparelhos eletrônicos, relógios etc. E, acreditem: se falsificam hoje até igrejas e cristãos!

Sim, há pessoas que afirmam serem discípulos autênticos ou até pastores de Jesus, quando na realidade são cristãos falsos, como o inço semeado no meio do trigo, como diz Jesus.

Como podemos saber então quem é cristão verdadeiro e quem é cristão falso? Qual é o DNA do cristão? Qual é a marca que faz a diferença? 
 
Um estudioso da Bíblia {Rodolfo H. Blank, Juan, p. 411, CPH} diz que "hoje em dia muitos creem que a verdadeira marca que distingue o filho de Deus dos filhos do inimigo é a posse de certo dom espiritual, como o dom de línguas ou o dom de curar".

Mas os dons espirituais, diferente dos frutos do espírito, podem ser imitados e falsificados. Na história das religiões vemos que falar em outras línguas e curar existem em quase todas as religiões, até em cultos satânicos. Mas Jesus afirma que os verdadeiros filhos de Deus serão reconhecidos por seu amor.

O inimigo pode imitar e falsificar muitos poderes espirituais, como Jesus diz em Mateus 7.22,23: Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres! Então eu direi claramente a essas pessoas: Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!

A única coisa que o inimigo não pode imitar é o amor verdadeiro. Os verdadeiros discípulos de Jesus são conhecidos por seu amor, fruto de uma fé verdadeira em Jesus Cristo, que é o amor encarnado. Assim, o DNA do cristão é o amor!

Sim, meus irmãos, o DNA do cristão é o amor. Mas, não é qualquer amor: não é o amor só de palavras; não é o amor a cargos ou títulos na igreja; não é o amor ao poder e à fama, a recompensas ou reconhecimento; não é o amor ao dinheiro e à prosperidade; não é o amor a si mesmo, ao seu corpo e ao seu prazer; não é o amor ao próprio bem-estar e saúde; não é o amor fingido e interesseiro – só ama se recebe algo em troca.

O DNA do cristão é o amor de Cristo na vida de seus discípulos. É o que ele diz no evangelho de hoje: Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.

A novidade neste mandamento de Jesus é que esse amor está baseado no próprio exemplo que Ele nos dá com sua humilhação, sacrifício e morte. É como Jesus diz em João 15.12,13: O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.

E foi isso que Ele fez - deu a vida por todos nós, que nem éramos seus amigos, pois o nosso pecado nos torna inimigos de Deus desde o nosso nascimento.

No seu amor, Cristo nos salvou e escolheu, como diz em João 15.16,17: Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.

O DNA do cristão é o amor. É o amor de Cristo vivido diariamente por cada cristão, como diz o apóstolo Paulo em Gálatas 2.20: Assim já não sou em quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.

Assim, para saber se você é um cristão legítimo ou um falso cristão, basta analisar a sua vida e perguntar-se: Procuro viver como Cristo viveu, sempre amando a Deus e aos outros? É Cristo quem vive em mim?  É Ele quem guia meus pensamentos, palavras e ações? Quando tomo qualquer decisão, penso em Cristo e no que Ele acha melhor, ou penso só em mim mesmo?

Geralmente os filhos se parecem com a mãe e o pai. E mesmo que seja um filho adotado, ele se parece com os pais no jeito de falar, de andar, comportar-se e agir. Ele aprende imitando os seus pais. Diz-se que a fruta não cai longe do pé.

Assim, se o DNA do cristão é o amor, ele vai se parecer com aquele que lhe dá o amor, que é seu Pai de amor. Se não, cedo ou tarde se verá que ele não é cristão.

Então, para ajudar um pouco mais em nossa análise de vida, escutemos o que Paulo diz em Gálatas 5.19-26, onde ele mostra os frutos de quem não é filho de Deus e de quem é:  

As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. 
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.

O DNA do cristão é o amor, o amor de Cristo em sua vida. Temos esse amor porque fomos adotados pelo Pai celestial através do sacrifício de Jesus por nós, como lemos em Gálatas 4.4,5: Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.
       
      O DNA do cristão é o amor de Cristo em nós, dado a nós no Batismo, na Palavra de Deus e na Santa Ceia. E como os pais querem dar sempre o melhor para seus filhos, Deus quer o melhor para nós, como afirma Paulo em Gálatas 4.6-7: E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: Pai, meu Pai. Assim vocês já não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.

Que todos nós, dos mais jovens aos mais velhos, aproveitemos as oportunidades de sermos alimentados com o amor de Cristo pela Palavra e pelos santos Sacramentos, e que possamos cada dia mostrar ao mundo o nosso DNA espiritual - o amor de Cristo em nossas vidas!

Duas maneiras concretas de fazer isso: (1) testemunhando o amor de Cristo às pessoas com que convivemos no dia a dia na família, trabalho, escola, vizinhança, com palavras, folhetos, convites e ações concretas de ajuda, solidariedade, consolo e apoio; (2) trazendo nossas ofertas em dinheiro e produtos para a cesta solidária, para manter e expandir o Reino de Deus e ajudar os necessitados.

O DNA do cristão é o amor, o amor de Cristo em nossa vida. Que este amor cresça cada vez mais em todos nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário