BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ouvimos, somos conhecidos e seguimos o Bom Pastor

Leia em sua Bíblia João 10.22-30 e Salmo 23


Em nosso evangelho de hoje, quando perguntam a Jesus se ele é ou não o Messias prometido por Deus e esperado pelo povo, ele responde assim: Eu já disse, mas vocês não acreditaram. As obras que eu faço pelo poder do nome do meu Pai falam a favor de mim, mas vocês não crêem porque não são minhas ovelhas (v. 25-26).

E então ele explica quem e como são as suas ovelhas, dizendo: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (v. 27). Jesus diz que as suas ovelhas são as que: ouvem a sua voz; são conhecidas por ele; o seguem.

Nós lemos hoje novamente o belíssimo Salmo 23, escrito por Davi, que foi pastor de ovelhas e sabia muito bem como elas eram conduzidas, conhecidas e cuidadas pelo seu pastor, e por isso o seguiam.

Colocando-se no lugar da ovelha, Davi agora diz que o SENHOR, isto é, o próprio Deus, é o seu pastor. Ele tem toda a certeza de que este Pastor não lhe deixará faltar nada que uma ovelha precisa: descanso, pastos verdes, aguas tranquilas, proteção e direção.

Davi sabe que mesmo passando pelo vale da morte pode contar com o Pastor ao seu lado, e que a bondade e o amor do SENHOR estarão sempre com ele.

Davi sabe que este Pastor o conhece bem e por isso ouve a sua voz e o segue, dizendo que vai morar na casa do SENHOR todos os dias da sua vida.

Nós temos o mesmo Pastor que Davi tinha – o Bom Pastor Jesus. Como Davi, somos ovelhas que não sabem se virar sozinhas, ovelhas que sem o pastor se perdem e são presas fáceis para os inimigos.

Por causa de Jesus, e não de nós mesmos, podemos ser suas ovelhas, pois Ele mesmo diz que o bom pastor dá a vida pelas ovelhas, e estou pronto para morrer por elas (Jo 10.11,15). Nos versículos 27 e 28 Ele ainda diz: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão.

Assim, meus irmãos, não há dúvida nenhuma que o único e verdadeiro Bom Pastor, o SENHOR do Salmo 23, é Jesus, o Cordeiro que se torna pastor, como lemos em Apocalipse 7.17: Pois o Cordeiro, que está no meio do trono, será o pastor dessas pessoas e as guiará para as fontes das águas da vida. E Deus enxugará todas as lágrimas dos olhos delas.

Mas, quem são as suas ovelhas? São aqueles que ouvem a sua voz, são conhecidos por ele e o seguem.

Jesus conhece cada um de nós completamente – o que pensamos, sentimos, planejamos, falamos, fazemos e o que deixamos de fazer. E, mesmo assim, sabendo que já nascemos rebeldes contra ele por causa do pecado, e que muitas vezes tentamos fugir dele, ele quer ser nosso Pastor, quer nos ter como suas ovelhas.

Ele não só conhece muito bem a gente e todas as demais ovelhas, mas ele conhece quem são as suas ovelhas: O Senhor conhece as pessoas que são dele, diz Paulo em 2 Timóteo 2.19.

Somos conhecidos por Jesus, mas somos suas ovelhas não apenas conhecendo Jesus – precisamos ouvir sua voz e segui-lo. Por isso, meus irmãos, é sempre hora de cada um avaliar sua vida e responder a si mesmo, e a Deus:

- tenho ouvido Jesus, lendo e estudando a Bíblia, ouvindo e cantando boa música cristã, ouvindo a Palavra e sua pregação nos cultos e estudos bíblicos, ouvindo meus irmãos na fé, meus pastores e familiares quando me falam em nome de Jesus?

- tenho ido além do ouvir? Tiago nos diz: Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los. Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática (Tg 1.19,21,22).

Jesus diz que ninguém pode arrancar as suas ovelhas de sua mão, e Davi diz que o Pastor dá tudo o que as ovelhas necessitam. Mas, para não sermos arrancados das mãos do Bom Pastor e recebermos dele suas bênçãos, precisamos ouvir a sua voz e segui-lo, estar sempre perto dele.

Ovelha longe do pastor é ovelha sem bom alimento, sem água pura, sem proteção contra os inimigos e perigos, sem descanso e sem rumo certo e seguro.

       Jesus nos ama profundamente e quer que cada um de nós ouça a sua voz e o siga, mas ele não obriga ninguém a fazer isso. Por isso, eu e todos os membros da igreja devemos convidar, insistir e buscar nossas ovelhas perdidas e afastadas, mas não podemos obriga-las a fazer nada quando elas insistem em não ouvir Jesus e não segui-lo – podemos apenas orar.
  
É muito importante termos a certeza de que Jesus é o Bom Pastor que deu a vida por nós e quer nos conduzir à vida eterna, nos protegendo na jornada e nos dando tudo que necessitamos até chegarmos ao céu. Mas, se não queremos ouvir Jesus e seguir sua voz, ou se ouvimos e não damos importância ao que ele nos diz em nossa vida do dia a dia, poderemos ouvir dele no dia do juízo estas duras palavras: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês! (Mt 25.12).

Como verdadeiras ovelhas do Bom Pastor Jesus nós o ouvimos, somos conhecidos por ele e o seguimos. Ele quer dizer a cada um de nós no dia final: Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo (Mt 25.34).

Nesta fé que vem pelo ouvir e se mostra no seguir a Jesus, meu avô Bertoldo, de 92 anos, e nosso irmão Chardys, de Acrelândia, de 21 anos, morreram nesta semana. Eles eram ovelhas de lugares e idades diferentes, mas estavam preparados para o banquete celestial do Salmo 23.5 porque ouviam e seguiam Jesus e eram ovelhas de sua mão, conhecidas, amadas e salvas por Ele.

Que Deus conceda a cada um de nós sermos ovelhas que aproveitam todas as oportunidades para ouvir Jesus, que o seguem diariamente e que por isso, por estar sempre com Jesus, serão recebidas nos pastos verdes e nas águas tranquilas da vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário