BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 15 de abril de 2013

Quem se senta no trono da sua vida?


Leia em sua Bíblia Apocalipse 5.1-14

Vocês certamente já viram, na TV ou num livro, um trono. O trono é uma cadeira especial onde se senta apenas uma pessoa – o rei ou a rainha. É um símbolo de poder, é o lugar de honra daquele que governa e deve ser honrado e obedecido pelo povo.

Na leitura de Apocalipse 5.1-14 também vemos um trono, muito especial. Ele está no céu e nele está Deus e alguém chamado de “Cordeiro”. Este Cordeiro, é claro, é Jesus, que foi sacrificado e morto na cruz para comprar e resgatar para Deus pessoas do mundo inteiro, pessoas que antes eram escravas do diabo, pessoas como nós, pecadores.

Nos versículos 11 e 13 vemos os cânticos de todas as criaturas do universo e dos seres celestiais, adorando o Cordeiro.

Assim, o Cordeiro de Deus, Jesus, morto e ressuscitado, é adorado como verdadeiro Rei, digno de todas as homenagens, merecedor de toda obediência e respeito nos céus e na terra.

E o que isso tudo, que João escreveu entre o ano 90 e 100 d.C. e que vai acontecer no juízo final, tem a ver com a gente hoje? O que tem a ver com vocês, comigo, aqui e agora, como membros da Igreja?

Tem tudo a ver! Primeiro, porque nós estamos entre aqueles que Jesus comprou para Deus com sua morte na cruz. Segundo, porque nós nos chamamos de cristãos e dizemos que cremos em Cristo – portanto, somos seus seguidores e servos e queremos estar com os salvos adorando o Cordeiro no dia do juízo final.

Então, pensando no que João nos apresenta aqui, pergunto: Quem se senta no trono da sua vida? É Jesus Cristo, o único e verdadeiro Salvador, o Cordeiro de Deus, ou é você mesmo, o seu próprio eu? 

Quem se senta no trono da sua vida? “É claro que é Jesus”, todos devem estar pensando. E realmente deveria ser. Mas, nem sempre é! Muitas vezes quem está no trono de nossa vida, isto é, quem reina, comanda e guia nosso viver, não é Jesus.

Quem se senta no trono da sua vida? Quem está no trono de nossa vida é aquilo ou quem nós adoramos e consideramos mais importante. Estudiosos do ser humano dizem que adorar é tão natural em nossa vida como comer e respirar. E, quando não adoramos o Deus verdadeiro, sempre adoramos algo em seu lugar, mesmo que seja a gente mesmo.

E como é que adoramos a Deus, como o colocamos no centro de nossa vida e no trono de nosso coração? Essas são algumas maneiras:

- Confiando nele – crendo que Ele sabe o que é melhor para nós;
- Obedecendo-lhe – fazendo o que Ele nos diz na sua Palavra, mesmo quando não entendemos. Isso agrada a Deus porque prova que realmente o amamos (ex.: Abraão e Isaque, Noé e a arca);
- Oferecendo-nos a Ele: entregando 100% de nossa vida a Deus, como lemos em Romanos 12.1. Isso inclui também nosso tempo, corpo e dinheiro. Fazer isso nos liberta de nós mesmos e nos coloca debaixo da direção, sabedoria e proteção de Deus;
- Buscando estar perto dele – a amizade íntima com Deus é uma escolha consciente e intencional que só o cristão pode fazer, com decisão e esforço, guiado pela força que vem do Espírito Santo.

Quando falhamos em confiar, obedecer, oferecer-se e estar perto de Deus, há outra coisa ou ser sentado no trono de nossa vida – muitas vezes o nosso próprio eu ou então o dinheiro.

Sim, o dinheiro, que em si é uma bênção de Deus, pode se tornar um deus para nós, quando o valorizamos mais do que Deus e seu Reino. Mais pessoas são desviadas da adoração e serviço a Deus pelo materialismo do que por qualquer outra coisa. Quando Jesus é o centro de nossa vida, o dinheiro nos serve e nós o usamos para servir a Deus. Mas, se o dinheiro se torna a coisa mais importante para nós, nos tornamos escravos dele.

Na verdade, Deus usa o dinheiro e todas as outras coisas que Ele nos dá para nos abençoar e ver se somos fiéis a Ele. Ele observa como usamos essas bênçãos – para acumular cada vez mais para nós mesmos, ou para ajudar a quem necessita e, principalmente, para ajudar seu Reino e sua Igreja na missão de alcançar cada vez mais gente com o Evangelho salvador de Jesus.

        Quem se senta no trono da sua vida? Você mesmo? Seu trabalho? Seu dinheiro? Seu descanso e diversão? Seus desejos e planos? Suas vontades e prazeres? Ou o Cordeiro de Deus, o Salvador Jesus Cristo?

Vocês já pensaram por que Deus não nos levou direto para o céu, quando nós recebemos sua graça e salvação no dia do batismo, ou quando cremos nele? Por será que Deus nos deixa viver tantos anos neste mundo tão difícil e cheio de sofrimentos?

A resposta, meus irmãos, é que Deus quer que Jesus reine no trono de nossa vida com um grande propósito, uma grande missão para cada um de nós enquanto estamos neste mundo: levar sua salvação a outros, como cristãos no nosso dia a dia e como Igreja em nossa sociedade.

Por isso, ter Cristo sentado no trono de nossa vida é muito mais do que saber algumas doutrinas na cabeça e participar de cultos na igreja; é deixar o Rei Jesus conduzir nosso viver e nosso caráter, é ter nosso relacionamento com Ele como centro da nossa vida. Esse relacionamento acontece também através de nossas relações com as outras pessoas que também crêem no Cordeiro de Deus – os irmãos na fé.

É aqui que entra a Igreja, o Corpo de Cristo. Cristo ama tanto a Igreja que morreu na cruz por ela, com diz Paulo em Efésios 5. Quando Jesus está no trono de nossa vida, amamos a Igreja, porque ela é o corpo de Cristo e Ele é sua Cabeça. Por isso, sempre que relaxamos em nossa participação na Igreja, toda a nossa vida espiritual é prejudicada e fazemos mal também aos nossos irmãos na fé.
  
Quem se senta no trono da sua vida? Será que devemos viver só para nós mesmos – eu no trono? Ou vamos viver o restante de nossa vida para adorar a Deus e seu Cordeiro, que nos salva e promete recompensas eternas aos seus filhos fiéis?

Há pessoas na Igreja que depois de muitos anos descobrem que o maior impedimento para as bênçãos de Deus em sua vida não são os outros, mas elas mesmas – sua teimosia, seu orgulho, seu egoísmo. Descobrem que nunca deixaram Deus sentar-se de verdade no trono da sua vida, mesmo parecendo “religiosas” a vida toda.

Deus não quer que isso aconteça com você. Ele quer sentar-se no trono da sua vida para conduzir você à vida eterna, pois foi para isso que o Cordeiro de Deus se sacrificou na cruz. Ele quer governar a sua vida com o seu grande amor, e através de você levar a sua salvação a muita gente.

Ele quer ter você e muitos outros junto com os anjos e todos os salvos no céu, cantando: O Cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria e força, honra, glória e louvor (v.11).

Quem se senta no trono da sua vida? Que seja sempre Jesus, o Cordeiro de Deus, o Salvador, hoje e cada dia da sua vida, para que você seja feliz aqui e na vida eterna! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário