BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cristo nos veste com o "novo eu"!


Leia em sua Bíblia Colossenses 3.1-11

  Dificilmente as pessoas estão satisfeitas consigo mesmas. Que muitos não gostam de seu corpo como está, as academias de ginástica, os exercícios, as dietas e os remédios para emagrecer não deixam dúvida. As pessoas sempre querem parecer e sentir-se mais bonitas, e aí entram as roupas da moda, os cosméticos e as plásticas. Muitos querem também mudar seus pensamentos e sentimentos e vemos isso pela grande procura de livros de auto-ajuda e pensamento positivo, de cursos psicológicos e de motivação, e até de novas religiões e filosofias. Enfim, as pessoas querem ter uma atitude nova e diferente em relação à vida.

As nossas próprias tentativas de criar um “novo eu” dentro de nós geralmente são centradas em nós mesmos e funcionam apenas parcial e temporariamente. O texto de Colossenses, porém, quer nos mostrar que um “novo eu” não é produto meu e nem é contrário à vontade de Deus. Na verdade um “novo eu” é exatamente o que Deus quer e torna possível para nós. Mas o “novo eu” que Deus cria não se limita à aparência física e aos sentimentos. Deus muda corações e mentes!

Há, então, duas maneiras de se buscar o “novo eu”: a maneira de Deus e a maneira do homem. No modo humano, você procuraria modos de mudar o seus pensamentos e comportamento. Tentaria, por exemplo, limpar sua linguagem suja, não falando mais palavrões e palavras destrutivas. Tentaria não ter mais preconceitos. Tentaria aproveitas as oportunidades de ajudar o seu próximo. Tentaria não ver e ouvir coisas que levam ao pecado. Tentaria não ser egoísta e avarento, estando satisfeito com o que Deus lhe dá. Enfim, você tentaria ao máximo fazer dos 10 Mandamentos um guia para sua vida.

Tudo isso até poderia deixar impressionados os seus conhecidos: “Nossa, como ele mudou!” Mas os mesmos Mandamentos que lhe serviram de modelo para a vida mostrariam que a sua mudança foi ilusória, pois eles apontam os seus pecados. O “velho eu” ainda estaria lá, escondido dentro de você e sem ter mudado nem um pouquinho! Ele saberia que tudo foi mudança só por fora – uma maquiagem, uma hipocrisia. O “velho eu” sabe que o único jeito dele sobreviver dentro de você é convencer-lhe de que ele não é tão ruim assim. E você, por causa desse “velho eu”, quer acreditar que tudo o que você precisa fazer para agradar a Deus é fazer pequenas mudanças e deixar lá esse “velho eu”.

Esse é o modo humano de fazer o “novo eu”: é colocar uma boa maquiagem no “velho eu”. Mas, não importa o quanto você tente melhorar o “velho eu”, a lei de Deus continuará a condená-lo. Não importa o tamanho do seu esforço, pois a vontade do “velho eu”, num momento de fraqueza, cairá em pecado, quebrará a lei de Deus e vai assim revelar a sua hipocrisia.

O modo de Deus dar o “novo eu” é bem diferente. Vocês já abandonaram a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com a nova natureza (vv. 9-10). A figura que Paulo usa é a de tirar a roupa velha e colocar uma nova. Paulo não diz: “Tirem a roupa cheia de pecado, lavem e coloquem de novo.” Não! Ele diz: “Tirem, rasguem, joguem fora e livrem-se dela!”

Deus nem tenta mudar nosso “velho eu”. Deus o mata! A vontade de Deus não é que você reforme seu “velho eu”, mas que você faça morrer os desejos deste mundo que agem em você: a imoralidade, a indecência, as paixões baixas; os maus desejos e a cobiça, pois a cobiça é um tipo de idolatria (v. 5). Deus quer que você mate sua raiva, a paixão e os sentimentos de ódio, os insultos e a conversa indecente, e a mentira (vv. 8-9).

Mas como fazer isso? Deus usou o método romano de execução. Ele usou a cruz para matar e livrar-se do nosso “velho eu”. Paulo escreveu: Eu fui morto na cruz com Cristo. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a sua própria natureza humana, junto com todas as suas paixões e desejos (Gl 2.19,20; 5.24).

Esta crucificação do “velho eu” acontece no batismo, quando a cruz de Cristo é aplicada a você. O pecado da sua vida foi pago pelo sangue de Jesus derramado na cruz. Você foi enterrado com Cristo no batismo… Você morreu com Cristo e está livre dos espíritos maus que dominam o universo (Cl 2.12,20). Esta morte e sepultamento libertam você da tarefa impossível de tentar reformar o seu “velho eu”, já que ele agora está morto.

Você está livre para receber o “novo eu” que vem com um presente de Jesus. No batismo você também participa na ressurreição de Cristo. Quando fomos batizados, fomos enterrados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova (Rm 6.4). Vocês ressuscitaram com Cristo… Portanto ponham o seu interesse nas coisas que estão no céu… Vocês já morreram, e as suas vidas estão escondidas com Cristo (vv. 1,3). Para completar a figura da roupa, Paulo diz: Pois vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se vestiram com a pessoa do próprio Cristo (Gl 3.27).

Assim, meu irmão e irmã, você não é uma nova pessoa porque de alguma maneira você sabe agora como comportar-se. Você é uma nova pessoa porque você foi batizado, você morreu e foi ressuscitado com Cristo, e agora você sabe em o quê crer! Viver o “novo eu” é uma questão primeiro de fé e depois de obras, pois Cristo nos veste com o “novo eu”!

Quando você olha para si mesmo, você vê seus pecados. Quando você olha para fora de você mesmo para Jesus Cristo, você vê sua nova identidade, sua justiça perfeita, sua posição gloriosa com Deus nos lugares celestiais. A sua vida neste mundo, a sua paz, sua alegria e contentamento não depende de como você olha as coisas. Depende de onde você olha: para você mesmo ou para Cristo!

Quando nós nos concentramos em nossa ressurreição com Cristo, o “velho eu” é vencido. Cristo está à mão direita de Deus, que é a posição de poder e autoridade. Quando estamos sob o ataque do “velho eu”, voltar-se para Cristo nos garante a vitória. Assim a nossa vida, em união com Cristo, é baseada na sua morte e ressurreição, e não apenas em alguns ensinos ou em milagres.

Deus nos dá nova vida através de nossa morte e ressurreição com Cristo no batismo. Mas isso não significa que o “velho eu” não nos tenta e não nos fere. Não significa que já podemos ficar satisfeitos com o testemunho de nossas vidas. A perfeição ainda nos engana e a fraqueza aparece. Mas a verdade é que o poder do “velho eu” já não existe! Nós tomamos para nós o “novo eu” que Cristo nos dá.

Nós que fomos enchidos com o ES no batismo não encontramos nossa satisfação em nós mesmos. Nós estamos satisfeitos com Cristo. Cristo nos veste com o “novo eu”! Ele nos transformou, e cada um de nós é novo. E a vida do “novo eu” em nós, com Cristo, é a nova vida:

· pela ressurreição!
· em união com Deus!
· em progresso constante!
· que olha para o céu!
· que vive na esperança da glória com Cristo!

            Meu irmão e irmã, Cristo nos veste com o “novo eu”! Ele vestiu você no batismo e continua a vesti-lo através da Palavra e da Santa Ceia. Por causa do manto de justiça que recebemos de Cristo, nós “estamos no mundo, mas dele não somos”, como cantamos em um hino. Não tente então reformar o seu “velho eu”, pois isso não vai funcionar. Lembre-se a cada dia que Cristo nos veste com o “novo eu” e, como ensina Lutero, afogue o “velho eu” por arrependimento e fé a cada dia, buscando o perdão de Cristo para receber o “novo eu” e ter forças para viver esse “novo eu” com Cristo.

   Que Deus, através de Cristo, dê a cada um de nós o “novo eu” todos os dias, e nos dê a vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário