BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Jesus sabe de onde viemos e para onde vamos.


Leia em sua Bíblia Lucas 13.22-30


Dois homens viveram vidas bem diferentes: Um passou seus últimos três anos de vida andando com Jesus, convivendo com ele dia e noite, ouvindo e vendo o Salvador pregar e praticar o amor de Deus.

O outro viveu sua vida, ou pelo menos parte dela, cometendo crimes tão graves a ponto de ser condenado à pena de morte pelos romanos – morte lenta, vergonhosa e cruel em uma cruz.

Se pensarmos em qual deles seria salvo por Jesus, nossa conclusão lógica seria que o primeiro estaria com Cristo em seu Reino, e o segundo, obviamente, seria condenado, pelos homens e também por Deus.

Mas a lógica de Jesus é diferente da nossa, como vemos no Evangelho de hoje, quando Ele, ao responder a pergunta sobre se são poucos os que são salvos, termina dizendo que últimos serão primeiros e primeiros serão últimos.

Judas, que teve a oportunidade de ser discípulo, escolhido pelo próprio Jesus, o traiu, matou-se e foi condenado. O ladrão ao lado de Jesus na cruz, desprezado por todos e considerado a ralé da sociedade, ouviu Jesus dizer que naquele mesmo dia já estaria com Cristo no paraíso.

Qual a diferença entre eles, ou entre Judas e Pedro, que também negou Jesus, mas foi salvo? Podemos encontrar a resposta em nosso texto, nos versículos 24 a 27.

O contato de Judas e de muitos outros em sua época com Jesus foi apenas externo, superficial, sem verdadeira comunhão com Cristo. Eles comeram e beberam com Jesus, tiveram oportunidade de ver e ouvir sua pregação, mas faltou o essencial: não o seguiram e, principalmente, não creram nele, não se uniram a Jesus de corpo e alma.

Por isso, quando Jesus diz não sei de onde são vocês, ele quer dizer que não os reconhece como seus, pois são pessoas que apenas o observaram e ouviram, comeram com Ele e, nada mais!

São pessoas que não se esforçaram para entrar pela porta estreita, como diz Jesus no versículo 24. Ele não está falando aqui de tentar salvar-se por boas obras e esforço próprio, mas porta estreita significa arrepender-se e crer em Jesus. E esse arrependimento, como diz o próprio Jesus, o apóstolo Paulo e também Lutero, na primeira de suas 95 teses, é contínuo, cada dia, dia após dia, até nosso último dia.

A maioria do povo de Jesus pensava que por serem judeus, automaticamente estariam no Reino de Deus e seriam salvos, pois eram filhos de Abraão e tinham Moisés, Elias e os profetas. Mas Jesus, em todo seu ministério, mostrou que entrar no Reino de Deus é entrar em comunhão com Ele, isto é, arrepender-se e crer nele como o Salvador prometido por Deus através de Moisés e os profetas.

Infelizmente assim também é hoje: muitos pensam que porque um dia foram batizados, ou porque de vez em quando ouvem e observam Jesus no culto, e até, às vezes, comem com Jesus na Santa Ceia, enfim, porque tem seu nome numa lista de membros da igreja, serão salvos, mesmo que sejam indiferentes, acomodados, desleixados com as coisas do Reino de Deus, vivendo em uma falsa segurança, numa fé morna.

Aí Jesus traz a surpresa do versículo 30: alguns que são primeiros, ou seja, que se acham salvos mesmo fazendo pouco, mal ou nenhum uso dos meios da salvação – Palavra e Sacramentos – acabarão sendo os últimos, isto é, ficarão de fora do Reino no final, enquanto que alguns que pensamos ser os últimos, ao receberem a salvação de Jesus, a abraçarão com alegria e farão uso pleno dela, sendo fiéis na união com Jesus.

Meus irmãos, Jesus sabe de onde viemos e para onde vamos! Ele sabe que vivemos e viemos de uma vida manchada pelo pecado, que nos conduz diretamente à condenação eterna, longe do seu amor e salvação.

Ele sabe para onde vamos, se seguirmos neste caminho de apenas observá-lo, ouvi-lo e até simpatizar com Ele, mas não ter comunhão com Ele, isto é, não nos arrependermos e crermos nele diariamente, não darmos valor a Ele onde Ele escolheu se mostrar e vir a nós – sua Palavra e Sacramentos, em sua Igreja, que é seu Corpo.

Jesus sabe de onde viemos e para onde vamos! Ele sabe, e garante que, em união com Ele, por arrependimento e fé contínuos, não haverá condenação para nós, como Paulo reafirma em Romanos 8.1: já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. Este estar unidos a Cristo é o nosso exercício diário e contínuo da fé que o Espírito nos dá e quer manter viva em nós.

Jesus sabia de onde vinha e para onde estava indo: tinha deixado a riqueza e perfeição do Reino do Céu, para vir viver em nosso mundo pecador e imperfeito, e agora estava indo para Jerusalém para, com seu sofrimento, morte e ressurreição, preparar o caminho para seus seguidores, crendo nele, poderem juntar-se a Ele no seu Reino de Glória.

Jesus sabe de onde viemos e para onde vamos! Porque Jesus foi a Jerusalém, Ele se tornou para nós a porta estreita, mas única, pela qual entramos no Reino do Céu, recebendo dele perdão, vida e salvação. O ponto chave é não só passar perto dessa porta, mas entrar por ela diariamente, sem ficar neutro diante de Jesus, como Ele diz em Lucas 12.51, pois isso é impossível: ou estamos dentro ou fora da porta!

Jesus sabe de onde viemos e para onde vamos! E não importa se você ou outros pensam que você é o último por causa dos seus pecados, da sua posição social, do seu passado, do seu nível educacional, etc. Unido a Jesus, entrando pela porta estreita do arrependimento e fé, você hoje está entre os primeiros, pois primeiros são os que ouvem o Evangelho e não se separam dos meios da graça que trazem o Reino de Jesus a nós e nos levam para dentro deste Reino – a Palavra e os Sacramentos.

Jesus sabe de onde viemos e para onde vamos! No batismo Ele nos uniu a Ele e nos colocou em seu Reino, e na Palavra e Santa Ceia Ele vem a nós para nos fortalecer, animar, consolar, orientar e nos manter neste Reino, para que estejamos sempre entre os primeiros no coração de seu Pai, nosso Deus de amor, e recebamos um dia a vida eterna.

        Que você, irmão e irmã, possa entrar cada dia pela porta estreita e, no dia do juízo, em vez de ouvir que Jesus não sabe de onde você é nem quem é você, você ouça o Salvador dizendo: Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo (Mt 25.34).


Jesus sabe de onde viemos e para onde vamos! Que maravilha, que alegria é sabermos que Ele nos inclui na grande comunhão de amor de seu Pai, e que por meio dele estaremos entre os salvos! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário