BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quarta-feira, 8 de junho de 2016


4º Domingo após Pentecostes
Lucas 7.36-8.3
Gratidão e Perdão!


Uma das atitudes que mais causa indignação e repulsa é a falta de gratidão. Por exemplo, conta-se uma história de um pai dedicado aos seus filhos. Em tudo o que faz sempre pensa no bem-estar dos filhos e do lar. Certa época, o filho desejava muito ter um determinado brinquedo e ao passar diante de uma vitrine começou a fazer um escândalo. O pai, sem saber como reagir, pois não tinha condições de comprar o brinquedo, tentava acalmar a criança. Neste momento ele começa a lembrar-se de todas as dificuldades que havia passado naquela semana: sua mãe estava doente, seu trabalho era pesado, suas contas para pagar eram muitas e o salário tão pouco. Mas ele faz uma promessa para a criança: no próximo final de semana ele compraria o tão sonhado brinquedo.
Embora ele não tivesse ideia de como fazer para juntar todo o dinheiro, ele trabalhou ainda mais duro, deixou de comer no almoço para poder economizar o suficiente. Quando chegou o dia marcado ele havia conseguido o valor total. Correu até a loja com uma ansiedade imensa e sentiu o seu coração partido quando observou que aquele brinquedo havia tido o seu preço aumentado. Ele respirou fundo e mesmo assim entrou na loja, conversou com o dono da loja e explicou a sua história. O dono, comovido pelo esforço do pai, concedeu um prazo maior para que este pagasse a diferença do preço.
E lá foi o pai, todo orgulhoso, pois havia conseguido comprar o brinquedo que seu filho desejava – um brinquedo que ele mesmo nunca teve parecido. Ao chegar em casa e entregar o presente ao filho, ele simplesmente o ignorou. Agora não mais desejava aquele brinquedo, mas outro qualquer.
Imaginem como ficou o coração deste pai! Quais sentimentos devem ter passado em sua mente?
Talvez esta história tenha feito você lembrar-se de momentos onde esteve presente a ingratidão; momentos em que você se esforçou para fazer alguém feliz e quando conseguiu a pessoa não deu valor. Ou então, talvez você esteja se lembrando de momentos em que você foi ingrato com alguém.
Imagine como o mundo seria muito melhor se as pessoas tivessem mais gratidão em seus corações! Como elas seriam mais felizes!
Mas apesar do que podemos imaginar que aconteceria, esta gratidão toda ainda seria insuficiente para apagar a mancha do pecado que está no coração das pessoas. É por causa desta mancha que a ingratidão ganha cada vez mais espaço. O grande problema não é a ingratidão, mas o pecado do ser humano.
Foi o pecado que fez com que Davi levasse Urias à morte e tomasse Bate Seba por esposa, ofendendo a Deus. O pecado ainda faz com que os irmãos na fé se afastem do amor de Cristo e sigam por caminhos de obras, regras e leis, onde eles mesmos acham que podem “salvar-se” sem ter de agradecer a ninguém.
O mesmo pecado levou o fariseu a desdenhar de Jesus, recebendo-o como um qualquer, quando deveria estender todas as honras para um convidado ilustre, coisa que a mulher arrependida fez. Ele também desdenhou da mulher e da sua atitude, certamente se julgando muito melhor do que ela.
Este é o mesmo pecado que ainda hoje nos impede de levantarmos os olhos para Deus, para o vermos face a face, para o conhecermos perfeitamente. Nossos olhos, lábios e vidas impuras nos impedem de amarmos a Deus como ele deseja; impedem de perdoarmos o nosso próximo e de sentirmos gratidão a Deus e o seu amor.
Então, diante de nossa tamanha incapacidade, o que podemos fazer? Se o pecado é esta mancha imensa, este muro intransponível entre nós e Deus, o que fazer?
Esta é uma pergunta errada. Não podemos fazer nada. Mas Deus faz por nós!
A Davi, caído em pecado, Deus enviou o profeta Natã, que anunciou o juízo do Senhor. Diante do arrependimento do rei ele anunciou o perdão divino: “Deus perdoou o teu pecado”.
Deus enviou aos cristãos da Galácia o apóstolo Paulo com o propósito de reconduzi-los ao caminho da justificação pela fé em Cristo, o nosso Senhor, anunciando que a Lei não salva, mas aponta para o amor do Senhor. “Assim já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus”.
O próprio Deus estava presente para anunciar à mulher na casa do fariseu: “Os teus pecados estão perdoados”.
Este é o Deus Triúno, que se revela ainda hoje como um Deus que perdoa, que ama, que salva e que vem ao encontro dos seus filhos, mesmo que esses estejam perdidos e incapacitados de lhe amar por causa do pecado.
Este é o Deus em quem nós cremos. E diante do anúncio do amor que ele tem por nós, nossa única reação é de arrependimento pelo pecado cometido, fé nas suas palavras e promessas e gratidão por tanto amor imerecido!
Quando Cristo fala nós percebemos a grandeza do que significa perdoar e compreendermos – ainda que por meio de um vislumbre – a imensidão do amor divino do Pai.
Não seria maravilhoso se todos ouvissem e experimentassem este perdão? Será que não teríamos muito mais gratidão no mundo? Afinal, se a ingratidão vem do pecado, a gratidão vem do amor. E não ha maior amor do que o que Deus tem por nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário