BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






sexta-feira, 3 de junho de 2016



3º Domingo após Pentecostes
Lucas 7.11-17
O Olhar de Jesus: Um Gesto de Compaixão e Esperança!

Introdução. Queridos irmãos na fé no Salvador Jesus.
Existe um ditado que ensina que um gesto pode fazer grande diferença na vida de uma pessoa. O simples gesto de carinho de ouvir o desabafo de um amigo pode significar algo de grande valor para aquele que é ouvido. Em certos dias, o simples gesto de um sorriso de nossos filhos pode significar toda a alegria que nos faltava. Um olhar, um abraço, um toque podem fazer a diferença para aquelas pessoas que estão ao redor de nós, trazendo paz, consolo, alívio e alegria.
Um olhar! Esse foi o gesto que mudou a vida da pobre mulher do texto bíblico que estava caminhando com seu coração dolorido. Suas lágrimas mostravam seu desespero. Seu único filho, aquele a quem havia doado toda a sua vida e de quem sua vida dependia, agora estava morto.
Que esperança ainda restava a essa mulher? Ele era viúva e, segundo sua lei, seu filho era a última esperança – de cuidado, de sobrevivência, de vida.
Esta mulher nada podia fazer para poder mudar a sua situação. Com a morte de seu único filho, restavam a ela apenas dois caminhos: o da mendicância ou o da prostituição. Ambos a levariam à morte.
Em meio às suas lágrimas, a sua dor, o seu desespero, a sua falta de esperança, surge um “olhar”. Este “olhar” era diferente de todos os olhares presentes. Ele não a julgava, não reprimia, mas “amava”. Quem olhava também era diferente. Conhecia a sua dor, sabia do seu sofrimento, da sua angústia, mas ao contrário do restante do povo, que nada podia fazer para lhe ajudar, ele oferecia “esperança” com os seus olhos> “Vendo-a, o Senhor de compadeceu (teve compaixão) dela” (v. 13).
A ação de Jesus em se compadecer desta mulher vai além do que esperava: que assim como o povo Jesus apenas sentisse pena dela e lhe desejasse os “pêsames”. Ele, no entanto, se coloca ao lado da sua dor, compreende o seu sofrimento e lhe oferece todo o consolo que somente ele poderia oferecer: “e lhe disse: não chores!” (v.13).
Jesus fica indiferente diante do problema dela, nem mesmo fica de longe, apenas “olhando”. Antes, os seus “olhos” apontam agora para a sua ação: “Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que conduziam, disse: Jovem, eu te mando, levanta-te” (v.14).
Aqueles olhos que penetraram no coração daquela mulher, que se colocaram ao lado dela em seu sofrimento, que enxugaram de “seus olhos” as lágrimas, agora estavam restaurando nela a “esperança” que havia perdido.
A ação de Jesus foi além do que todos os que estavam ali presentes poderiam imaginar, até mesmo para aquela viúva. Jamais alguém do povo, da sua religião, iria tocar em um morto. Isso significaria tornar-se impuro, imundo.
Com a sua ação, Jesus aponta para algo que havia sido tirado do povo pela lei: O amor de Deus. Ao acolher a viúva de Naim e tocar o esquife de seu filho, Jesus mostra ao povo que este amor de Deus vai além dos limites da lei que os prendia. Este amor vinha ao encontro daquele povo sofrido e abandonado, oferecendo a eles amparo e abrigo e dava a eles a esperança de que, em Jesus, Deus estava acolhendo o povo em meio ao seu pecado e abandono.
O resultado deste amor presente em Jesus não poderia ser outro a não ser vida – vida que ele restabelece ao filho da viúva: “Eu te mando, levanta-te”; vida que Jesus estava oferecendo a todos os que estavam presentes; vida que Jesus oferece a cada um de nós diariamente.
Os “olhos” de amor com os quais Jesus olhou para a viúva de Naim continuam a olhar para cada um de nós. Jesus continua olhando para nós e nos amando, se compadecendo de nós. E os seus olhos vão para além do simples ato de olhar; eles apontam para a ação de Jesus na cruz. E é na cruz que nosso Salvador oferece a certeza de que os nossos olhos também estão sendo enxugados, que nós não estamos sozinhos quando sofremos ou nos sentimos desamparados, ou sem esperança, mas antes, que Jesus se coloca ao nosso lado na dor, no sofrimento, no abandono, e oferece para nós o consolo e a esperança que a viúva de Naim pôde sentir: “Não Chores”.
Estas palavras nos buscam em nosso mais íntimo sofrimento, rompem a nossa zona de proteção e conforto e dirigem os nossos olhos para além da cruz, onde nossa esperança e amparo podem repousar tranquilos até o dia da ressurreição.
Quando olhamos para a ressurreição que Jesus oferece àquela mulher ao ressuscitar seu filho, vemos Deus agindo em amor e favor de seu povo. Ele vem ao encontro de seu povo na pessoa de Jesus para salvá-lo, libertá-lo e dar-lhe a oportunidade de um recomeço. Ele já aqui neste mundo: em primeiro lugar, na certeza de que a culpa do pecado pode nos acusar diante de Deus, pois ele próprio o removeu de nós. Em segundo lugar, na certeza de que Deus não olha para o nosso sofrimento, mas antes, por meio de Jesus, ele se coloca ao nosso lado e caminha conosco. Por fim, apontando os nossos olhos, o nosso corpo, a nossa vida para o seu reino eterno, onde nossos olhos serão enxugados completamente.
Conclusão. Um gesto pode mudar a vida de uma pessoa. Um “olhar de amor” mudou a vida daquela viúva, trazendo-lhe consolo, esperança e a certeza da presença de Deus em sua dor. Esses olhos que amaram esta mulher fez o povo exclamar: “Deus visitou o seu povo”. Os olhos de Jesus continuam nos olhando com amor, nos amparando e consolando em meio ao nosso sofrimento e dando-nos a esperança e a certeza do amor do Pai por todos nós. Amém.





Oração Geral


Senhor Jesus, nós te agradecemos porque te revelaste a nós como Deus Salvador. Obrigado porque vieste a este mundo socorrer a todos nós. Com a tua morte pagaste a culpa de toda a humanidade. Agora estamos salvos por tua graça, sem mérito algum de nossa parte.


Também te louvamos por tua interferência amorosa em nossas dificuldades temporais, como fizeste na história da viúva de Naim. Sabemos que dependemos inteiramente de teu poder, amor, misericórdia e providência. Agradecemos-te por tudo que já fizeste por todos nós e continuarás fazendo em todos os dias de nossa vida.


Fica conosco e abençoa-nos. Mantém o teu Espírito Santo na vida de todos nós e guia-nos no caminho da salvação. Ilumina-nos e inspira-nos para testemunharmos às pessoas em nossa volta sobre o teu grande amor salvador.


Olha para o nosso país. Dirige a ente e o coração dos governantes e governados, para que sempre busquem a verdade que está em ti.


Continua a abençoar aos que estão enfermos, enlutados e necessitados. Dá-lhes amparo e forças para prosseguirem em teu caminho e resistam firmes na fé no Salvador Jesus.


Abençoa os aniversariantes deste mês. Que todos continuem também a louvar-te e adorar-te por mais um ano que lhes concedeste.


Ilumina os corações de todos que irão receber a Santa Ceia. Que ao comer o pão e beber o vinho, cada um tenha a consciência de estar recebendo, pela fé, teu corpo e sangue, para perdão dos pecados, fortalecimento da fé, vida e salvação.


Oramos em nome de Jesus, nosso Salvador. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário