BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quinta-feira, 23 de junho de 2016


6º Domingo após Pentecostes
Lucas 9.51-62
Jesus Ama a quem o Rejeita!

O texto do Evangelho de hoje nos traz duas situações distintas. A primeira é que Jesus estava focado em sua ida para Jerusalém. Independentemente de ser esta (ou não) a ida para a ultima Páscoa, ela fazia parte de seu compromisso para a cruz.
Diane deste propósito, ele envia seus discípulos para prepararem a viagem. Aqui surge a velha problemática de relacionamento entre dois povos. Os judeus costumavam tratar os samaritanos com uma grande dose de arrogância e desprezo e por causa disto não havia nenhuma simpatia ou hospitalidade por parte destes últimos. Para eles, Jesus era mais um judeu que estava tentando pegar um atalho para Jerusalém.
Tiago e João ficaram chateados com esta ideia e demonstraram toda a raiva quando sugeriram que ela fosse destruída com fogo divino. Novamente temos os discípulos demonstrando o quão pouco haviam compreendido os ensinamentos de Jesus. E mais uma vez tiveram de ser repreendidos pelo Mestre.
Jesus estava focado em ir para Jerusalém para seu encontro com a cruz. Ele estava fazendo isso para que nenhum de nós tivesse que suportar o castigo de Deus.
Hoje, neste culto, nós nos declaramos pecadores indignos. Nós não merecemos as bênçãos com as quais Deus nos agracia diariamente. O que deveria vir sobre nós é tanto o castigo aqui na terra como a condenação ao inferno. Por causa dos nossos pecados, Deus tem o direito de derramar a sua ira sobre a humanidade. A aldeia samaritana merecia isso, assim como nós também.
Mas Jesus manteve o compromisso com a sua ida para a cruz. E teve misericórdia daquela aldeia, bem como também daqueles dois discípulos, assim como ele tem de nós. Ele sabia que a sua jornada para Jerusalém era a única alternativa para nós, seres humanos.
Além disto, ele também tinha um encontro marcado com um túmulo vazio; um encontro com a ressurreição de seu corpo em um corpo de vida imortal. Sua ressurreição seria mais um sinal de que ele é verdadeiramente o nosso Salvador.
Quando aquela aldeia se negou em receber a Jesus, ela tinha argumentos históricos e raciais para isto. Independente da aparente racionalidade desta argumentação, aquelas pessoas estavam erradas. Mas era a desculpa.
E nós? Qual é a nossa desculpa? É claro que o fato de estarmos aqui, na casa do Senhor, mostra que não fazemos parte do grupo que recusa o Salvador. Mas será que quando trocamos a oportunidade de estarmos mais vezes aqui pelo conforto do nosso lar, não é um tipo de rejeição? O mesmo questionamentos vale para a nossa participação em estudos bíblicos, reuniões de departamentos, ofertas e a nossa vida devocional. Atitudes como essas são perigosas para a nossa caminhada rumo à eternidade. Seguidores de Jesus tem de segui-lo totalmente.
A outra situação encontrada em nosso texto, afora dessa recusa da aldeia samaritana, é a de que algumas pessoas queriam seguir Jesus. Uma delas disse: “Eu seguirei o Senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir de minha família” (v. 61), a resposta de Jesus foi: “Quem começa a arar a terra e olha para trás, não serve para o reino de Deus”.
Jesus nos mostra que há um custo em segui-lo. Às vezes esse custo é baixo, às vezes não. A nossa tendência é de subestimar o custo do discipulado e considerar que com nossa própria capacidade e força podemos ser fieis ao Senhor.
Lembre-se de Pedro. Ele afirmou que mesmo se todos abandonarmos a Jesus, ele jamais faria isso. Pouco tempo depois, em circunstâncias nada favoráveis, tudo mudou e ele negou o Mestre por três vezes.
Com este fato da vida de Pedro – e com as palavras de Jesus ao homem que queria primeiro se despedir de sua família – tenhamos em mente a seguinte constatação: não somos inteligentes o suficiente, nem fortes o suficiente, nem comprometidos o suficiente para seguirmos a Cristo.
Por isso Jesus não perdeu o foco da cruz. E agora ele envia o Espírito Santo para conceder perdão dos pecados, vida e salvação a todas as pessoas que se arrependem de seus pecados.
Deus diz em 2Co 6.26: “Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo”. Por isso, não rejeite os presentes de Cristo. Não lute contra a obra do Espírito Santo. “Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês” (Cl 3.16). Amém.

Oração Geral


Eterno, imortal, Onipotente Deus, conduziste-nos até o início de uma nova semana. Reconhecemos, agradecidos, as inúmeras bênçãos que vieram de ti. Agradecemos-te pela roupa, comida, saúde, força, amigos e irmãos na fé, pela paz e proteção de cada dia e repouso e segurança durante a noite.


Também agradecemos pelas demais bênçãos, mas em especial pela graça de nos teres chamado para junto da família cristã. Obrigado pela nossa congregação, pelos pastores fieis, pela tua santa Palavra e pelos sacramentos.


Derrama tua bênção sobre nosso governo, para que seja conservada a paz entre nós e que a justiça seja aplicada retamente.


Amplia a tua Igreja e bondosamente mantém-nos firmes na tua Palavra salvadora. Envia fieis mensageiros do Evangelho a todos os lugares do mundo e dá-lhes ânimo e coragem, para que anunciem a todos os homens, mulheres e crianças o Evangelho da salvação.


Renova-nos interiormente dia após dia e faça com que teu poder se aperfeiçoe em nossa fraqueza. Santifica os nossos corações e mentes. Purifica o nosso amor e enche-nos com zelo pela tua Palavra.


Intercessões.



Preserva-nos da falta de fé e da falta de amor. Habilita-nos a combater o bom combate até o fim. Conforta-nos em todas as provações e firma a nossa fé até o dia em que nos chamares para a eternidade. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário