BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O SENHOR proverá!

Leia em sua Bíblia Gênesis 22.1-18


Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.



Assim como onde há fogo, há calor, podemos dizer que onde há cristãos há tentações e provas. Como no evangelho de hoje Jesus foi tentado pelo diabo, nós também somos tentados pelo pecado, por nosso “eu” pecador, pelo mundo e pelo próprio diabo.


No texto do AT, Abraão foi provado por Deus em sua fé e na epístola Tiago diz que feliz é aquele que nas aflições continua fiel (Tg 1.12). Tiago também nos diz que Deus não tenta ninguém, para levar a pessoa ao erro.


Porem, Deus prova seus filhos para fortalecer sua fé, prometendo que Ele mesmo vai prover o poder para que seus filhos sejam sustentados na prova. Pensando nisso, queremos com o texto de Gn 22 refletir sobre este tema: O SENHOR proverá!


Deus provou a fé de Abraão ao ordenar que oferecesse seu filho Isaque, filho de sua velhice, tão esperado e amado, como sacrifício queimado ao Senhor. Abraão, certamente com seu coração dolorido e sem entender este pedido do Senhor, mas sem questionar, obedeceu a Deus, e quando Isaque perguntou onde estava o cordeiro para o sacrifício, Abraão respondeu: Deus dará o que for preciso, ou, o SENHOR proverá (v. 14).


Deus viu a fidelidade de Abraão e não deixou que matasse seu filho, providenciando um carneiro para substituí-lo no altar, como lemos nos versículos 9 a 14.


Abraão foi provado na fé, obedeceu a Deus e foi aprovado. Nós também somos provados na fé, e corremos alguns riscos nas provações. Um é o de culpar a Deus por nossas dificuldades e angústias. Outro é o de acharmos que sozinhos podemos resistir às provas e tentações, com nossas próprias forças. A verdade é que não podemos e, quando confiamos em nós mesmos, nos afundamos ainda mais nos problemas e mais facilmente caímos nas tentações.


Outra idéia errada é pensar que com as provas e sofrimentos estamos “pagando nossos pecados”. É errado porque ninguém pode pagar por seus pecados diante de Deus. Também é um erro pensar que se praticamos algum mal ou caímos na tentação, podemos ajeitar as coisas fazendo alguma coisa boa para compensar. Se tentarmos fazer isso é pior ainda, pois então estamos querendo comprar o perdão de Deus.


Qual deve ser então nossa atitude diante das provas e tentações? Como Abraão, devemos saber e confiar que o SENHOR proverá!


O SENHOR proverá! Primeiro, o Senhor proverá o substituto que faz por nós o sacrifício perfeito. No texto, Deus providenciou o carneiro para o lugar de Isaque no altar. Do mesmo modo Ele providenciou um substituto que fez por nós o sacrifício perfeito – Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.


Ele veio ao mundo como servo e aqui, além de cumprir toda a vontade e lei de Deus, pagou por todos os nossos pecados, que não podemos pagar e que nos condenam à morte eterna. Ele pagou com seu sacrifício perfeito na cruz, morrendo em nosso lugar como oferta ao Senhor por nossos pecados e para nossa salvação.


O SENHOR proverá! Segundo, o Senhor proverá o auxílio nas tentações e provas. Ele ajudou Abraão, dando-lhe a fé nas promessas de Deus e o carneiro, quando já ia matar seu filho como sacrifício ao Senhor.


Assim Deus não somente deu Cristo como nosso substituto perfeito, mas ainda nos acompanha cada dia com sua graça, sustentando-nos pelo Evangelho quando somos tentados ou provados na fé. É por causa da sua promessa, que é sempre fiel e tem valor eterno, que podemos ficar firmes mesmo no meio das mais duras provas, e ter na sua promessa de salvação a fonte de fortalecimento e consolo em todas as horas.


O apóstolo Paulo, em 1Co 10.13, diz: As tentações que vocês tem de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não tem forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.


Irmãos e irmãs: O SENHOR proverá! Quando somos tentados pelo diabo, o mundo e por nosso velho “eu” pecador, o Senhor proverá forças e poder para suportamos e vencermos as tentações. Quando Deus provar nossa fé, Ele também proverá auxílio e forças para confiarmos mais nele e sairmos da provação com a fé fortalecida e aumentada.


Quando as dificuldades da vida provam nossa fé e confiança em Deus, quando temos problemas e sofrimentos, lembremos que Jesus foi tentado (Hb 4.15) e sofreu muito (Hb 5.7-9), principalmente em sua paixão e morte, mas a tudo venceu e ressuscitou, deixando-nos esta palavra de ânimo: No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem! Eu venci o mundo! (Jo 16.33).


Fiquemos então com o coração firme na promessa de Deus: O SENHOR proverá! Sobre esta promessa podemos depositar toda a nossa vida, pois se admiramos o amor de Abraão a Deus ao obedecer a ordem de sacrificar seu filho, muito mais motivo temos para adorar nosso Deus por seu amor por nós, pois Ele não poupou o seu Filho, único e amado, mais deixou que o matassem na cruz!


O SENHOR proverá! Em toda sua vida, estimado irmão e irmã, entregue todas as suas preocupações e planos a Deus em oração e busque sua orientação e a força do seu Espírito na Palavra e Santa Ceia. Pois para você é a mesma promessa que Deus fez a Abraão, de que tudo o que é necessário você receberá do Senhor. Como diz Paulo, se Deus entregou seu Filho por nós, também nos dará todas as outras coisas (Rm 8.32) que precisamos.


Tenha sempre esta certeza: em Cristo, O SENHOR PROVERÁ!  Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário